Diário de Notícias

A Fada Oriana na floresta da Quinta da Regaleira

Espetáculo infantojuv­enil adapta texto de Sophia de Mello Breyner, retirando-lhe alguma da carga moralista. Estreia-se amanhã

- MARIA JOÃO CAETANO

A Fada Oriana é a responsáve­l por tomar conta da floresta mas à medida que desenvolve uma amizade especial com o Peixe e que se maravilha com a sua imagem refletida no rio, Oriana acaba por descuidar a sua tarefa. O texto foi escrito em 1958 por Sophia de Mello Breyner e é um dos clássicos da literatura infantojuv­enil, já muitas vezes adaptado para o palco. É agora a vez da companhia de teatro Musgo apresentar a sua versão no cenário da Quinta da Regaleira, em Sintra.

“A Fada Oriana é um texto extraordin­ário sobre a infância. A Sophia é sobretudo poetisa mas escreveu estes textos para entreter os filhos quando eles convalesci­am das doenças. Há uma ternura nestes textos que nos encantou”, explica Paulo Campos dos Reis, que fez a dramaturgi­a e encenação.

O espetáculo será no Patamar do Ténis, com seis tapetes de relva oferecidos pelo Atlético Clube do Cacém. A Musgo fez uma adaptação a que chamou simplesmen­te Oriana. “Quisemos recuperar o nome dessa menina que, na nossa versão, está a ser educada por duas tias e um tio. Numa tarde de verão, as tias falam à menina da necessidad­e de não sobrepor a vaidade pessoal à preocupaçã­o social com os outros. E é como se as tias contassem a história da Fada e vão fazendo as várias personagen­s, e ao mesmo tempo a Oriana vai revivendo a história, como as crianças também costumam fazer.”

Esta narrativa sobre o texto de Sophia de Mello Breyner também

ORIANA Pela companhia Musgo Quinta da Regaleira, Sintra Sábado, 17.00. Domingo: 11.00 e 17.00 Até 23 de julho. Bilhetes: 5€

lhes permitiu aliviar um pouco a mensagem da história. Apesar de aliviar “o corretivo moral”, “esta é uma fada muito engagé, e essa mensagem empenhada continua a existir”. Mas esta é também uma história sobre uma menina que está a crescer e se descobre adolescent­e. Carolina Salles interpreta Oriana, Clara Marchana e Rute Lizardo fazem as tias. O “tio” é o pianista Raul Pinto, que compôs a música original do espetáculo e vai interpreta­r ao vivo.

 ??  ?? Carolina Salles interpreta Oriana, uma menina que está a crescer
Carolina Salles interpreta Oriana, uma menina que está a crescer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal