Diário de Notícias

O herói do Euro 2016 ficou de fora da seleção. E depois? Fernando Santos admitiu que “é constrange­dor” deixar o avançado de fora da Taça das Confederaç­ões. Chaínho defende escolha

- ISAURA ALMEIDA

“Quando ninguém acreditava em Eder, quem é que o levou? No último ano, nesta mesma sala, perguntava­m-me porque é que eu o tinha convocado?” Esta foi a questão que Fernando Santos pôs ontem em resposta à pergunta sobre as razões que o levaram a deixar o herói do Euro 2016 de fora dos eleitos para a Taça Confederaç­ões.

Para o selecionad­or,“há que fazer escolhas”: “Tive de deixar de fora jogadores que foram campeões europeus, que deram alegrias ao povo português. É sempre constrange­dor. Tenho de tomar decisões e assumo a responsabi­lidade.”

E não foi uma decisão tomada de ânimo leve. “Partimos de um lote muito alargado de 40 jogadores, quatro por posição, depois a lista tem de emagrecer, não cabem todos, compete-me analisar os dados, em relação aos jogadores que estão disponívei­s, às competiçõe­s que existem neste momento. Ao selecionad­or nacional compete fazer opções, tive oportunida­de de transmitir aos jogadores pessoalmen­te as minhas opções”, explicou, antes de rematar: “Isso não quer dizer que tenha falta de confiança, isso que fique claro!”

A má época do avançado do Lille (sete golos em 37 jogos), o bom desempenho de André Silva na seleção (cinco golos em seis jogos) e no FC Porto (21 golos em 44 jogos), e o facto de, segundo Santos, Portugal “não jogar com ponta-de-lança mas com avançados” contribuiu para a não chamada do jogador que marcou o golo na final do Europeu (1-0) frente à França.

Chaínho, que foi vários anos jogador de Fernando Santos, primeiro no Estrela da Amadora e depois no FC Porto, defende a racionalid­ade do selecionad­or neste caso. “Há um ano todos ou quase todos criticaram a escolha e o próprio Eder já confessou que até ele pensava que não ia ao Euro e foi. Não é por ter feito o golo que nos deu o título que vai ser sempre solução... Não acho que se deva fazer um grande filme por ele não ser convocado, é pena... mas atenção, nós associamos o Eder ao golo, mas foi resultado do trabalho de uma equipa”, lembrou o antigo internacio­nal português.

Para quem como Chaínho conhece o engenheiro sabe que, apesar de ter “um coração enorme”, não se deixa levar pelas emoções na hora das decisões: “Sei que ele fica triste com estas decisões que mexem sempre com a emoção dos jogadores, e isso notou-se quando ele disse que falou com o jogador e não o deixou saber pelos jornais. Tenho a certeza de que lhe custou tomar a decisão.”

Chaínho elogiou ainda a frontalida­de de Fernando Santos: “Há treinadore­s que não têm a capacidade que ele tem de tomar decisões e enfrentar os jogadores nas decisões menos boas. O Fernando é uma pessoa muito frontal e disse ao Eder de viva voz que não ia à Taça Confederaç­ões e o motivo. E quando assim é o jogador aceita.”

Segundo o médio ex-FC Porto, “o futebol é o momento” e “infelizmen­te para o Eder a época não lhe correu bem e o André Silva está num bom momento”. Mas Chaínho acredita que o avançado deve estar agora mais preparado para receber estas decisões do que há um ano: “Ele não vai agora, mas ninguém lhe fechou as portas da seleção. Não vai à Confederaç­ões mas pode ir ao Mundial 2018...” Sete campeões de fora da lista O guarda-redes Anthony Lopes ficou de fora dos eleitos (ver lista ao lado) para a Taça das Confederaç­ões devido a “um assunto grave que só a ele e à sua família diz respeito”, explicou ontem Fernando Santos em conferênci­a de imprensa. O selecionad­or entendeu a gravidade da situação, aceitou o pedido de dispensa do guarda-redes do Olympique de Lyon e chamou Beto (Sporting) e José Sá (FC Porto).

Além de Eder e Anthony Lopes, há mais cinco campeões europeus ausentes da convocatór­ia: Renato Sanches (ver ao lado), Eduardo,

Vieirinha, Ricardo Carvalho e Rafa Silva.

Santos chamou 24 jogadores e ainda vai ter de emagrecer o grupo e cortar um elemento até dia 7 de junho, quando tiver de enviar a lista final para a FIFA. Para já só quer pensar no particular com Chipre e o jogo com a Letónia de apuramento para o Mundial 2018.

E espera que Cristiano Ronaldo “esteja bem fisicament­e” quando se apresentar na seleção e “moralizado” com mais uma Liga dos Campeões: “Se vencer vai chegar ainda com mais moral. Conto com ele e é uma peça fundamenta­l para o jogo com a Letónia.”

 ??  ?? O herói do Euro 2016 vai falhar a Taça das Confederaç­ões, na Rússia, por opção de Fernando Santos
O herói do Euro 2016 vai falhar a Taça das Confederaç­ões, na Rússia, por opção de Fernando Santos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal