Diário de Notícias

SHAKESPEAR­E em cena pelos palcos de Portugal

-

Estreia dia 3 de junho, no Teatro Aveirense (Aveiro), a peça A Tempestade, a partir do clássico de William Shakespear­e. A Companhia João Garcia Miguel inicia um ciclo de diálogo e investigaç­ão sobre o tema amor com esta peça do celebrado dramaturgo britânico, que se propôs a adaptar. Nesta nova versão de A Tempestade, a companhia pretende revelar o que há de enigmático e misterioso no texto clássico, reinventan­do-o para o nosso tempo. A partir de outubro, a peça seguirá para outras cidades, como Matosinhos, Torres Vedras, Coimbra e Lisboa.

A Tempestade é uma peça que parte dos instintos animais que habitam o homem, até à figura etérea das altas aspirações humanas. É uma história de vingança e de amor, com várias histórias dentro de si, que investiga os confrontos e os movimentos inconscien­tes e disruptivo­s em torno das emoções. Quebrando esta metáfora, os estragos causados por ela resultam na renovação e na capacidade de reconstrui­r uma ordem, que ganha pela subtileza.

De acordo com o responsáve­l da companhia, João Garcia Miguel: “É aí, nesses movimentos subtis e disruptivo­s, que este espetáculo se irá fundar. Nas forças opostas em confronto, nas zonas de contacto, entre a vida e a morte, na carne que se move por dentro do sonho inconscien­te. São essas forças fundidas que emergem do nervo à carne, daí para a pele e que a pouco e pouco se espalham pelo mundo que vamos em busca de interrogar. Cada um destes mundos é como uma ilha pessoal. Para chegar ao outro temos de naufragar e ser aniquilado­s pelo mar do ser desfeito.”

Fundada há 15 anos, em 2002, a Companhia João Garcia Miguel é uma companhia de criação artística contemporâ­nea que pesquisa o desenvolvi­mento artístico e criativo em artes performati­vas, exploradas no teatro.

As suas criações foram por várias vezes distinguid­as e premiadas, sendo a mais recente em 2014, com o Prémio SPA para o Melhor Espetáculo de Teatro, com a peça Yerma. Esta companhia é uma estrutura financiada pelo governo de Portugal, secretário de Estado da Cultura, Direção-Geral das Artes.

A Tempestade, do dramaturgo britânico, será adaptada pela Companhia João Garcia Miguel e apresentad­a em várias cidades A PARTIR DE OUTUBRO, A PEÇA SEGUIRÁ PARA OUTRAS CIDADES, COMO MATOSINHOS, TORRES VEDRAS, COIMBRA E LISBOA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal