Diário de Notícias

Marchas de Lisboa e casamentos com milhares nas ruas

Santo António. Hoje há festa até de madrugada. Segurança e transporte­s reforçados

- PEDRO SOUSA TAVARES

Milhares de lisboetas e de visitantes nacionais e estrangeir­os prometem encher hoje a Avenida da Liberdade e os bairros populares, numa véspera de feriado de Santo António que tradiciona­lmente é um dos pontos altos de um mês de festividad­es na cidade, que começa a 1 de junho e termina a 1 de julho. Os destaques do dia serão, como habitualme­nte, os Casamentos de Santo António e as Marchas Populares, na Avenida da Liberdade.

Os desfiles das marchas arrancam pelas 21.00, na Avenida da Liberdade. Madragoa, Benfica, Carnide, Alto do Pina, Penha de França, Campo de Ourique, Bica, Ajuda, Castelo, São Vicente, Mouraria, Santa Engrácia, Alcântara, Marvila, Bela Flor/Campolide, Belém, Bairro Alto, Graça e Olivais tentarão conquistar o troféu a Alfama, vencedora de 2016.

Ao final da manhã a festa é outra: 16 casais aproveitam a véspera de Santo António para darem o nó, numa cerimónia distribuíd­a por dois momentos. Pelas 11.30, nos Paços do Concelho, os noivos casam pelo civil, seguindo-se, às 14.00, a união religiosa na Sé Catedral de Lisboa. As cerimónias incluem ainda um desfile de automóveis antigos, que levarão os casais para o copo-d’água, na Estufa Fria.

Neste ano, como o DN noticiou no sábado, a PSP tomou medidas de reforço da segurança, quer no recinto das marchas quer nos arraiais espalhados pelos vários bairros da cidade. Equipas cinotécnic­as farão rastreios na Avenida da Liberdade, onde foram também colocados blocos de betão para impedir o acesso de veículos ao espaço delimitado. A intenção é eliminar qualquer risco de as festas de Lisboa serem palco de uma ataque com automóvel semelhante aos que ocorreram em países como a França e o Reino Unido. Nos bairros históricos, como Alfama e Mouraria, não serão colocada estas barreiras – até porque o acesso de automóvel já não é possível – mas está previsto o reforço da presença de forças de segurança, incluindo de elementos à paisana da Investigaç­ão Criminal da PSP.

Com os acessos condiciona­dos, os transporte­s públicos têm um reforço, nomeadamen­te a Linha Azul do Metro (entre Santa Apolónia e Reboleira), que funcionará ininterrup­tamente durante 24 horas.

 ??  ?? Largo da Graça (Lisboa) ontem à tarde já se preparava para o arraial
Largo da Graça (Lisboa) ontem à tarde já se preparava para o arraial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal