Diário de Notícias

May nomeia defensor da UE para vice-primeiro-ministro

Ex-titular da pasta das Finanças no governo de David Cameron diz que primeira-ministra é, politicame­nte, uma “morta-viva”

-

Theresa May e o marido Phillip ontem à chegada à igreja, em Sonning

JOSÉ FIALHO GOUVEIA Jeremy Corbyn acredita que poderá haver novas eleições no Reino Unido ainda neste ano ou no início de 2018. “É bastante provável que isso aconteça. E seria bom, porque não podemos continuar nesta instabilid­ade”, afirmou o líder do Partido Trabalhist­a numa entrevista à BBC. Também ontem, o editorial do The Observer era profundame­nte cáustico para Theresa May – falando na “pior campanha eleitoral da história”. O jornal britânico dava quase a certeza de que a primeira-ministra está presa num beco onde a única saída será a demissão: “Como é que alguém que apenas há alguns dias estava tão confiante pode agora estar a preparar-se para se demitir, algo que deve acontecer em breve?”.

George Osborne, ex-ministro das Finanças de David Cameron, também não esteve com meias palavras, descrevend­o May como uma “morta-viva”, politicame­nte. Anna Soubry, uma deputada conservado­ra, juntou-se ao coro de críticas falando numa posição “insustentá­vel” e acrescenta­ndo que chegará o tempo em que a primeira-ministra terá de sair.

Theresa May, no entanto, não dá mostras de atirar a toalha ao chão. Depois de ter feito saber no sábado à noite que já chegou a um acordo de princípio com o Partido Unionista Democrátic­o da Irlanda do Norte, a primeira-ministra esteve ontem ocupada a fazer uma minirremod­elação no executivo. Todos os pesos pesados continuam nos lugares em que estavam: Phillip Hammond nas Finanças, Amber Rudd no Interior, Boris Johnson nos Negócios Estrangeir­os e David Davis na pasta do brexit. “Parece um governo de continuida­de de uma primeira-ministra que não tem capital político para fazer muito mais”, avaliava no Twitter Ben Wright, o correspond­ente da BBC News em Washington.

A principal novidade foi a nomeação de Damian Green, um acérrimo defensor da União Europeia e da continuida­de do Reino Unido entre os 28, como first secretary

of state

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal