Diário de Notícias

Emprestado­s dos três grandes. Quem são os jogadores com hipóteses de regressar?

I Liga. Benfica, FC Porto e Sporting têm uma legião de jogadores cedidos, mas a grande maioria não parece reunir condições para voltar a casa na próxima época

-

ANDRÉ CRUZ MARTINS Os três grandes portuguese­s já têm certamente identifica­dos os jogadores emprestado­s que vão regressar, ou pelo menos aqueles que serão observados na pré-temporada pelos respetivos treinadore­s. Mas, dos cerca de 90 jogadores que Benfica, FC Porto e Sporting têm “distribuíd­os”, os dedos de uma só mão devem sobrar para contar os que vão ter a oportunida­de de regressar a casa pela porta grande na próxima temporada.

Começando pelos futebolist­as cedidos pelo Benfica, são muito poucos os que parecem em condições de serem opções válidas para Rui Vitória em 2017/18. Em bom rigor, apenas se prevê um regresso, o do médio João Carvalho, de 20 anos, que fez uma segunda metade de época de bom nível noV. Setúbal.

Álvaro Magalhães não duvida de que o internacio­nal sub-21 é o único cedido com valia para voltar ao Benfica na nova temporada. “Fez uma excelente época noV. Setúbal e joga no centro do terreno, posição onde são precisas mais alternativ­as de qualidade, caso o Pizzi tenha alguma lesão ou castigo”, defende. O antigo defesa esquerdo dos encarnados considera João Carvalho “um jogador completo, que defende e ataca bem, aparecendo em zonas de finalizaçã­o e dono de uma boa técnica individual”.

Álvaro Magalhães também destacou “as duas últimas grandes épocas realizadas por Jhon Murillo no Tondela”, mas acha que o extremo venezuelan­o “não tem hipóteses de ficar no plantel, pois há muitas e excelentes opções para as alas”.

O brasileiro Marçal fez uma excelente temporada nos franceses do Guingamp, mas isso não lhe garante um lugar no plantel. Talisca esteve em grande plano no Besiktas (17 golos, o que o tornaram no jogador cedido pelos encarnados que mais marcou), mas as declaraçõe­s em que se queixou da falta de pagamento por parte do Benfica e a forma efusiva como festejou o golo que marcou diante das águias fecharam-lhe as portas da Luz. O clube turco e os encarnados terão chegado já a entendimen­to para prolongar o empréstimo do brasileiro por mais uma temporada, a troco de 2,5 milhões de euros, mas as exigências salariais do jogador (três milhões/ano, segundo a imprensa turca) fazem perigar o acordo. Quanto a Taarabt, continua a sua travessia no deserto, tendo cumprido apenas 201 minutos pelo Génova, onde chegou em janeiro, e também não tem hipóteses de regressar.

O atleta cedido pelas águias mais utilizado em 2016/17 foi o avançado Kevin Friesenbic­hler (42 jogos ao serviço do Áustria de Viena, com nove golos marcados), mas ainda não deverá ser desta que fará parte do plantel. Já Candeias, que na última época esteve ao serviço dos turcos do Alanyaspor, deixou ontem de ser jogador do Benfica e assinou pelo Glasgow Rangers até 2019. Marega e Hernâni de regresso? No FC Porto, dois avançados destacaram-se pela produtivid­ade na última época: Aboubakar, com 19 golos em 38 partidas pelo Besiktas, e Marega, 14 golos em 30 partidas pelo V. Guimarães. Curiosamen­te, ambos expressara­m publicamen­te o desejo de não voltarem ao Dragão, embora Marega tenha feito questão de referir que a sua falta de vontade em voltar a vestir de azul e branco tinha unicamente a ver com a presença de Nuno Espírito Santo. Aboubakar deverá ser novamente cedido, mas Marega é um dos jogadores que Sérgio Conceição quer no Dragão.

Hernâni também deverá mostrar-se ao novo técnico portista na pré-época, depois de ter sido um dos melhores elementos do V. Guimarães, ao serviço do qual marcou 12 golos. Pela negativa destacou-se Kelvin, o herói do último título portista, que agora até se lesionou gravemente noVasco da Gama, do Brasil.

Jaime Magalhães, antigo futebolist­a do FC Porto, aponta o defesa direito Ricardo Pereira, que represento­u o Nice nas duas últimas temporadas com grande sucesso, “como uma aposta segura, pois está mais maduro e pronto para ser uma boa opção”. Tal como Quintero, “que chegou muito novo ao FC Porto, mas que agora ganhou experiênci­a na Colômbia [Independie­nte Medellín]”. Sobre Marega, defende que “cresceu muito noV. Guimarães”.

Sobre Rafa Soares, o emprestado mais utilizado pelos dragões (3450 minutos em 38 jogos), o ex-jogador portista realça “tratar-se de um bom futebolist­a”, colocando no entanto reticência­s ao seu regresso, “uma vez que a falada saída de Layún poderá não se verificar, agora que Nuno já não é o treinador”. Iuri e Jonathan quase certos No Sporting, Iuri Medeiros é o único cedido com presença quase assegurada no plantel, enquanto o defesa esquerdo Jonathan Silva, que esteve ao serviço do Boca Juniors, é também uma forte hipótese, caso se confirmem as saídas simultânea­s de Jefferson e Zeegelaar. Teo Gutiérrez, avançado muito do agrado de Jorge Jesus, chegou a ser equacionad­o para retornar, mas tudo indica que continuará cedido. O mais utilizado dos emprestado­s leoninos foi o médio de ataque Filipe Chaby – 3107 minutos em 43 encontros no Sp. Covilhã –, que acaba de se desvincula­r dos leões para ingressar no Belenenses por quatro temporadas.

Beto, antigo central do Sporting, destaca Iuri Medeiros. “Fez uma grande temporada no Boavista, melhorou muito e ganhou maturidade. Penso que tem todas as condições para fazer parte do plantel”, refere, fazendo uma comparação com o seu caso: “Estive emprestado ao U. Lamas e Campomaior­ense e cresci imenso. Fiquei longe da família e tornei-me mais homem.” O antigo capitão leonino destaca ainda Domingos Duarte, “central muito bom, que mostrou qualidade no Belenenses”, embora não saiba se já está pronto para o Sporting.

Petrovic é outro nome realçado por Beto. “No Rio Ave fez bons jogos e talvez venha a ser observado na pré-temporada, para saber se estará pronto para voltar”, perspetiva.

 ??  ?? MARÇAL › 28 anos › Defesa esquerdo JOÃO CARVALHO › 20 anos › Médio
MARÇAL › 28 anos › Defesa esquerdo JOÃO CARVALHO › 20 anos › Médio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal