Diário de Notícias

Sporting tem retirado mais proveito dos atletas cedidos

Adrien, William Carvalho e João Mário formaram trio no meio-campo dos leões depois de terem passado por empréstimo­s

-

EXEMPLOS Analisando os últimos cinco anos, o Sporting é, a longa distância, o grande português que mais proveito tem retirado dos jogadores que emprestou. Em 2012/13, Adrien regressou após empréstimo à Académica (anteriorme­nte já havia estado cedido aos israelitas do Maccabi Haifa) e assumiu-se como uma das unidades fundamenta­is na equipa, reforçando o estatuto época após época, até atingir o estatuto de capitão. Também Cédric (entretanto vendido ao Southampto­n) se assumiu como titular, depois de uma cedência aos estudantes.

William Carvalho afirmou-se com Leonardo Jardim em 2013/14, depois de ter estado emprestado ao Fátima e ao Cercle Brugge. O camisola 14 foi aposta desde essa pré-temporada e não deu a mínima hipótese à concorrênc­ia. De tal forma que até “obrigou” à saída de Fito Rinaudo para o Catania. O argentino era apontado como o grande candidato à posição de médio defensivo, mas perdeu o comboio para o jovem português.

Em 2014/15, João Mário assumiu-se como um dos melhores jogadores do Sporting sob o comando de Marco Silva, após cedência de meia temporada ao V. Setúbal. E confirmou a sua qualidade em 2015/16, já com Jorge Jesus, chegando inclusivam­ente à titularida­de na seleção nacional durante o Euro 2016.

Também Rúben Semedo cresceu no Sado na primeira metade de 2015/16 (na época anterior tinha representa­do o Réus, do terceiro escalão espanhol) e “pegou” de estaca em janeiro de 2016, formando uma excelente dupla com Coates até ao final da época, tendo sido uma peça importante para que os verdes e brancos fossem a defesa menos batida da I Liga nessa temporada.

No Benfica só se registou um caso de sucesso nos últimos cinco anos: Rúben Amorim, que cumpriu 37 jogos em 2013/14 no Benfica, depois de ter estado cedido ao Sp. Braga. Já o guarda-redes Ederson, apesar de ter passado pelos escalões jovens dos encarnados, saiu a custo zero para o Ribeirão e daí para o Rio Ave. O Benfica comprou o seu passe aos vila-condenses em julho de 2015. Ou seja, nunca esteve emprestado.

Quanto ao FC Porto só aproveitou recentemen­te dois jogadores que cedeu: SilvestreV­arela, que cumpriu 34 partidas em 2015/16, depois de ter estado emprestado ao Parma e ao WBA. E Otávio, que realizou 33 jogos (três golos marcados) na derradeira temporada, depois de ter estado cedido aoV. Guimarães.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal