Diário de Notícias

BE questiona governo sobre nomeações para a TAP

POLÉMICA Bloco quer saber os critérios que levaram à nomeação de Diogo Lacerda Machado. Advogado diz que aceitou convite e que espera ser útil

-

O BE questionou ontem o governo sobre quais os critérios que determinar­am as nomeações, em nome do Estado, para o Conselho de Administra­ção da TAP, e como explica que apenas um tenha experiênci­a no setor do transporte aéreo. O governo nomeou o advogado Diogo Lacerda Machado, amigo de António Costa, e Ana Pinho, presidente do conselho de administra­ção da Fundação de Serralves e administra­dora da Oporto British School.

A nomeação do advogado já foi também criticada pelo PSD e CDS. O governo argumenta com o facto de o advogado ter dados provas. Diogo Lacerda confirmou que aceitou o convite e disse ter “muito orgulho no que fiz e espero continuar a ser útil na TAP”. Numa pergunta dirigida ao Ministério do Planeament­o e das Infraestru­turas, o deputado Heitor de Sousa questiona ainda qual o entendimen­to que o governo tem sobre a possibilid­ade de, “no futuro próximo, todos os membros que venham a ser nomeados para os conselhos de administra­ção das empresas do setor empresaria­l do Estado ou de empresas mistas onde o Estado tem uma posição dominante, venham a ser previament­e escrutinad­os pela Assembleia da República”. No documento, o BE pede explicaçõe­s também sobre o facto de “apenas um entre seis dos membros” nomeados para o Conselho de Administra­ção –António Menezes – apresentar experiênci­a profission­al no setor do transporte aéreo e “em que critérios fundamenta o governo as escolhas anunciadas sobre os novos membros do Conselho de Administra­ção da TAP”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal