Diário de Notícias

Baresi aprova André Silva: “É um talento de grande qualidade”

O mítico capitão do AC Milan diz ao DN que o avançado contratado ao FC Porto por 38 milhões de euros “pode crescer muito” em Itália e acredita que será “muito útil” à equipa

-

CARLOS NOGUEIRA Franco Baresi só tem elogios para André Silva, internacio­nal português de 21 anos que o AC Milan contratou ao FC Porto por 38 milhões de euros, valor que poderá chegar aos 40 milhões se os rossoneri se apurarem para a Liga dos Campeões na próxima época. “Trata-se de um talento de grande qualidade”, assumiu ao DN o histórico capitão milanista, que entre 1982 e 1994 foi o patrão da defesa do clube onde fez toda a sua carreira.

Atualmente com 57 anos, Baresi está “a torcer para que André Silva mostre no Milan toda a qualidade que tem evidenciad­o no FC Porto e na seleção portuguesa”, mas adverte que o futebol italiano é todo um mundo novo para quem chega de outros campeonato­s. “Espero que ele consiga adaptar--se bem ao nosso calcio, algo que não é fácil”, referiu, deixando a certeza de que, se o conseguir, o avançado dará o passo mais importante para triunfar na Série A, num clube de grande exigência que procura conquistar o título que lhe foge desde 2011. “Se conseguir uma boa adaptação, creio que poderá crescer ainda mais no campeonato italiano e, consequent­emente, ajudar muito a equipa”, sublinhou.

O antigo defesa-central, três vezes vencedor da Liga dos Campeões e seis vezes campeão italiano pelo Milan, mostra-se bem identifica­do com as qualidades de André Silva, que considera “um avançado clássico, que tanto pode jogar sozinho como no apoio a outro atacante”, recordando que na época passada “jogou nos dois sistemas”: “No Milan pode fazer o mesmo.”

É nesse contexto que Franco Baresi aprova a contrataçã­o do avançado português pelo seu clube de sempre. “Tenho uma opinião muito positiva dele, desejo-lhe toda a sorte do mundo nesta nova etapa da sua carreira”, frisou. Comparaçõe­s com Ronaldo André Silva chegou no domingo a Milão, na companhia do empresário Jorge Mendes, numa altura em que FC Porto e AC Milan já tinham chegado a um acordo para a transferên­cia do avançado português, que ontem de manhã realizou os indispensá­veis exames médicos, tendo assinado depois um contrato válido por cinco temporadas com os rossoneri.

Foi à saída do MilanLab que André Silva fez as primeiras declaraçõe­s como jogador do clube . “Estou muito feliz, é um sonho estar aqui. Fiquei surpreendi­do com esta oportunida­de. Conheço a história e a grandeza deste clube e darei o meu melhor com estas cores”, Franco Baresi, de 57 anos, foi o patrão da defesa do Milan

entre 1982 e 1994 atirou, deixando a certeza de que espera ser “um jogador importante” para o treinadorV­incenzo Montella, que há muito procurava um avançado para tentar melhorar o sexto lugar da última época.

A seu lado, Jorge Mendes destacava a “grande qualidade” de André Silva, deixando um vaticínio: “Pode tornar-se no melhor avançado do mundo. Tem Cristiano Ronaldo como exemplo e pode aprender muito com ele. Será o melhor avançado a jogar em Itália.” Na realidade, o nome de CR7 foi muito falado ontem em Milanello, pois os jornalista­s italianos procuraram comparar os dois jogadores. “Cristiano é o meu ídolo, mas ainda é cedo para me compararem com ele”, atirou o novo avançado do clube milanês. Já Jorge Mendes revelou que “Ronaldo está muito contente por André Silva e disse-lhe que vai para um grande clube, onde pode triunfar”.

Após um dia de grande azáfama em Milão, André Silva regressou a meio da tarde a Lisboa, onde integrou o estágio da seleção nacional, que irá participar na Taça das Confederaç­ões. André Silva entrou ontem para a história do FC Porto ao tornar-se na maior transferên­cia de sempre de um jogador formado no Centro de Treinos do Olival, que entrou em funcioname­nto em 2002. Na prática, os 38 milhões de euros pagos pelo AC Milan ao avançado português representa­m a quarta venda mais alta de sempre da SAD portista, apenas superada por Hulk (60 milhões), James Rodríguez (45) e Radamel Falcao (40).

Ainda assim, os dragões são o clube dos três grandes portuguese­s que menos lucra com a venda de jogadores da formação, tendo como ponto de partida o início do funcioname­nto dos respetivos centros de treino e formação. É que com a saída de André Silva, o montante é apenas de 49,06 milhões de euros. Até ontem, a maior venda tinha sido a de Paulo Machado, que em 2009 foi para o Toulouse por 3,5 milhões de euros, juntando-se ainda Nuno André Coelho (1 milhão), Christian Atsu (3), André Castro (2,06) e Tozé (1,5).

Em termos absolutos, André Silva supera Ricardo Carvalho, que tinha sido a maior transferên­cia de um jogador da formação portista, que em 2004 foi vendido para o Chelsea por 30 milhões de euros. Benfica e Sporting vendem mais Apenas agora, com a transferên­cia de André Silva para o AC Milan, o FC Porto começa a tirar rendimento financeiro dos jogadores da sua formação, algo que os rivais já fazem há algum tempo.

O Benfica é o clube que mais tem encaixado neste tipo de negócios, desde a inauguraçã­o do centro de estágio do Seixal, que já ultrapassa os 215 milhões de euros, sendo a recente venda do guarda-redes Ederson Moraes ao Manchester City a mais avultada (40 milhões de euros).

Quanto ao Sporting, a Academia de Alcochete já produziu jogadores que totalizara­m um encaixe de 131 milhões de euros desde julho 2002. João Mário foi a transferên­cia mais lucrativa com 40 milhões de euros a serem encaixados pela SAD leonina. Nestas contas não entram Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma que são anteriores à Academia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal