Diário de Notícias

Ténis de Michael Jordan vendidos por valor recorde

Calçado utilizado pelo antigo basquetebo­lista norte-americano nos Jogos Olímpicos de 1984 foi comprado por 170 mil euros

-

DAVID PEREIRA Os ténis utilizados por Michael Jordan na final do torneio olímpico de basquetebo­l de 1984, entre os Estados Unidos e a Espanha, foram vendidos num leilão por 190 mil dólares (170 mil euros), o maior valor de sempre de venda de uns ténis utilizados por um atleta.

Esse jogo, que terminou com o triunfo dos norte-americanos por 96-65, em Los Angeles, com 20 pontos de Jordan, foi o último em que o antigo basquetebo­lista usou um calçado da marca Converse, pois logo a seguir assinou um lucrativo contrato com a Nike.

A venda das botas Air Jordan superou o anterior recorde, que também pertencia a um par de sapatilhas do antigo craque dos Chicago Bulls, calçadas no histórico jogo das finais da NBA em 1997, ganho por 90-88 ao Utah Jazz. Cerca de 105 mil dólares (93 mil euros) foi quanto custaram, em 2013, os ténis que Jordan usou no encontro conhecido como flu game [jogo da gripe], no qual apontou 39 pontos, apesar de ter atuado com sintomas gripais e de não ter tido permissão médica para ir a jogo. Outras sapatilhas do basquetebo­lista utilizadas durante o seu ano de estreia na NBA foram vendidas há dois anos por 70 mil dólares (62 mil euros).

“O preço recorde prova que Michael Jordan não tem igual no mercado das recordaçõe­s de basquetebo­l utilizadas por atletas”, afirmou Dan Imler, vice-presidente da SCP Auctions, empresa responsáve­l pelo leilão. Os ténis, que terão sido os últimos utilizados pelo antigo atleta enquanto amador, estão autografad­os, incluem as palmilhas ortopédica­s e foram obtidos por um apanha-bolas que é filho do antigo craque dos Los Angeles Lakers, Gail Goodrich. Cartão de basebol ainda mais caro Apesar da verba recorde, as sapatilhas de Michael Jordan não foram

Último par Converse de Jordan os objetos mais caros da licitação. Um raro cartão com a fotografia do antigo basebolist­a norte-americano Honus Wagner, das poucas dezenas que foram produzidos entre 1909 e 1911 para pacotes de cigarros, foi vendido por 609 mil dólares (543 mil euros). Outro cartão do mesmo atleta, que se notabilizo­u no início do século passado pelos Pittsburgh Pirates, foi vendido no ano transato por 3,12 milhões de dólares (2,78 milhões de euros) e tornou-se uma das relíquias mais caras do desporto.

Mas há mais exemplos de como esbanjar dinheiro em recordaçõe­s do género. A camisola que Geoff Hurst utilizou na final do Campeonato do Mundo de futebol 1966, no qual apontou um hat trick à Alemanha e contribuiu em muito para o único título mundial de Inglaterra, foi vendida em 2012 por 2,3 milhões de libras (2,6 milhões de euros). Aquele que terá sido o primeiro livro das leis de jogo de futebol, editado pelo Sheffield FC em 1857, foi leiloado por 881 mil libras (quase um milhão de euros) em 2011. Ainda assim, mais dispendios­a foi a camisola do basebolist­a Babe Ruth, em 1920: 4,4 milhões de dólares (3,9 milhões de euros), em 2010.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal