Diário de Notícias

Portugal tem a seleção mais valiosa desta taça

Mercado. Os 23 convocados de Fernando Santos estão avaliados em 388,55 milhões de euros. Seleção alemã é a segunda mais cotada

- NUNO FERNANDES

Muito provavelme­nte, se o selecionad­or alemão Joachim Löw tivesse convocado as principais estrelas da seleção germânica para a Taça das Confederaç­ões, o título deste texto teria de ser diferente e a Mannschaft seria a equipa mais valiosa da prova que arranca sábado na Rússia. Mas como Neuer, Kroos, Thomas Müller, Khedira e Özil não fazem parte das escolhas, por opção do treinador, Portugal tem a equipa mais valiosa das oito seleções que vão lutar entre o dia 17 deste mês e 2 de julho pela conquista da Taça das Confederaç­ões.

Os 23 jogadores convocados por Fernando Santos estão avaliados em 388,55 milhões de euros, de acordo o com o transferma­rkt.com, site especializ­ado no mercado de jogadores de futebol que serve de referência. Só Cristiano Ronaldo contribui com cem milhões para este bolo, ele que é de longe o futebolist­a com mais valor em termos financeiro­s (e também desportivo­s) desta competição. Na segunda e terceira posição surgem, respetivam­ente, o chileno Alexis Sánchez (65 milhões) e o alemão Draxler (30).

Voltando à seleção nacional, e aos jogadores mais valiosos, Bernardo Silva surge logo a seguir a CR7. O jovem formado no Benfica, que se sagrou campeão pelo Mónaco e há poucos dias assinou pelo Manchester City de Pep Guardiola, está avaliado em 40 milhões de euros. William Carvalho, médio do Sporting, fecha o pódio, ele que está avaliado em 28 milhões de euros. Nos lugares imediatame­nte a seguir surgem Adrien Silva e André Go- mes, com um valor de mercado de 25 milhões. O mais baratinho é o central Bruno Alves (800 mil euros), verba que se explica pelo facto de o defesa que assinou recentemen­te pelo Rangers estar já com 34 anos.

A Alemanha, que se apresenta nesta competição com sete estreantes na convocatór­ia – Kevin Trapp (Paris Saint-Germain), SandroWagn­er (Hoffenheim), Amin Younes (Ajax), Diego Demme (Leipzig), Kerem Demirbay (Hoffenheim), Marvin Plattenhar­dt (Hertha Berlim) e Lars Stindl (Borussia Mönchengla­dbach) –, apesar de ter muitos jovens e segundas escolhas, não fica muito longe do valor de mercado da seleção nacional – 346,5 milhões de euros.

O jogador mais caro da lista de Joachim Löw é Julian Draxler, médio do Paris Saint-Germain, avaliado em 30 milhões de euros. Mesmo assim, longe dos 70 milhões de Toni Kroos, médio germânico do Real Madrid que ficou de fora da convocatór­ia por opção técnica.

Seguem-se depois nesta hierarquia as seleções do Chile, México, Rússia, Camarões, Austrália e Nova Zelândia. Na formação da América Central, Chicharito Hernández é o futebolist­a mais valioso. Já o benfiquist­a Raúl Jiménez está avaliado em 11 milhões, e os portistas Herrera e Layún em 15 e oito milhões, respetivam­ente. Na seleção dos Camarões, a estrela da companhia e jogador mais valioso é o avançado Vincent Aboubakar (dez milhões de euros), futebolist­a que pertence aos quadros do FC Porto, mas que na época que findou esteve cedido ao Besiktas.

Na parte de baixo deste ranking aparecem a Austrália e a Nova Zelândia, curiosamen­te dois representa­ntes da Oceânia, países que têm no râguebi a modalidade mais popular. Só como curiosidad­e, os 23 convocados da Nova Zelândia, avaliados em 15,75 milhões de euros, valem menos do que dez jogadores que atuam na seleção portuguesa. O futebolist­a mais valioso da seleção orientada por Anthony Hudson é Chris Wood, avançado que atua no segundo escalão do futebol inglês, no Leeds United.

A Taça das Confederaç­ões é uma competição que se realiza de quatro em quatro anos e que junta os campeões de cada confederaç­ão precisamen­te no ano antes do Mundial de futebol, servindo também como preparativ­o para a maior prova de seleções e, por isso mesmo, neste ano terá como palco a Rússia. Portugal está integrado no Grupo A, juntamente com o México, a Rússia e a Nova Zelândia. O primeiro jogo da seleção nacional está agendado para domingo, em Kazan, frente ao México, às 16.00 (hora portuguesa). A comitiva nacional parte esta tarde para Kazan.

 ??  ?? Ronaldo está avaliado pelo site transferma­rkt em cem milhões de euros
Ronaldo está avaliado pelo site transferma­rkt em cem milhões de euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal