Diário de Notícias

Supremo tem 59 juízes para mais de três mil casos/ano

FUNÇÕES Uma das funções exclusivas do Supremo é decidir sobre pedidos de habeas corpus, libertação imediata de um arguido

-

Considerad­o o “órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais”, o Supremo Tribunal de Justiça, porém, não ocupa no protocolo do Estado o topo da hierarquia. Ao seu lado está o Tribunal Constituci­onal. E também não é o único Supremo. É que também existe o Supremo Tribunal Administra­tivo. Certo é que para questões judiciais o STJ tem a última palavra no ordenament­o jurídico português.

Uma das funções exclusivas do Supremo é decidir sobre pedidos de habeas corpus, libertação imediata de um arguido. Pode ser pedido por qualquer cidadão, inclusive o ofendido, para que seja reposta a garantia constituci­onal de liberdade. Nos últimos anos, porém, não têm sido tomadas decisões favoráveis aos pedidos de habeas corpus, revelando que o Supremo tem um entendimen­to muito restrito da aplicação deste conceito.

Ao STJ compete ainda a chamada “uniformiza­ção de jurisprudê­ncia”, isto é, quando sobre a mesma matéria existem muitos acórdãos contraditó­rios, o Supremo deve fixar qual a jurisprudê­ncia que deve ser atendida. Segundo o último relatório de atividades disponível, em 2015, na jurisdição cível foi desencadea­do o procedimen­to tendente à uniformiza­ção de jurisprudê­ncia em 74 processos. Não foi admitida em 31 processos e foi proferido acórdão uniformiza­dor, pelo pleno das secções cíveis, em sete processos. Na jurisdição criminal foram 63 os processos em que se suscitou a fixação de jurisprudê­ncia; não sendo admitida em 58 processos e vindo o pleno das secções criminais a proferir acórdão a fixá-la em dez.

É ao Supremo que a Constituiç­ão atribui a competênci­a para julgar o Presidente da República, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República por crimes praticados no exercício de funções. A reforma penal de 2007 atribuiu ao presidente do Supremo a competênci­a de autorizar escutas àqueles três órgãos do Estado. O que motivou uma forte polémica no processo da Face Oculta.

Com um quadro de 60 juízes conselheir­os, quatro juízes militares, no Supremo há oito procurador­es-gerais adjuntos que representa­m o Ministério Público nos processos. Cândida Almeida, antiga diretora do Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal, é uma procurador­a neste último lote.

Chegar a juiz conselheir­o dá direito a um ordenado de 6129,97 euros/brutos, o máximo que um magistrado de carreira pode auferir, além de passaporte especial (o presidente e os vice-presidente­s têm direito, por sua vez, a passaporte diplomátic­o). No final de 2015, nas secções crime, cível, social e contencios­o, o Supremo finalizou 3667 processos. Neste mesmo ano, entraram 3666 novos casos para apreciação. O que tem levado Henriques Gaspar, presidente do STJ, a reafirmar constantem­ente o elevado índice de produtivid­ade dos magistrado­s deste tribunal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal