Diário de Notícias

Ministério estuda projeto do PEV para transporte­s grátis até ao 12.º

Verdes defendem que gratuitida­de deve acompanhar escolarida­de obrigatóri­a, ME estudará mas não se compromete

- PEDRO SOUSA TAVARES

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV )entregou um projeto de lei na Assembleia da República em que propõe o acesso aos transporte­s escolares gratuitos, “não apenas para os estudantes do ensino básico [até ao 9.º ano] mas efetivamen­te para todos os alunos abrangidos pelo ensino obrigatóri­o”, que se estende atualmente até ao 12.º ano de escolarida­de ou 18 anos.

“Atualmente deixa de ser compreensí­vel que o transporte escolar – um dos fatores relevantes para o acesso à escola e para a frequência do ensino – seja gratuito para uns anos de escolarida­de e não para outros, quando todos eles são obrigatóri­os, implicando por isso o dever de matrícula e o dever de frequência”, argumenta o PEV em comunicado. Questionad­o pelo DN, o Ministério da Educação não assumiu para já qualquer compromiss­o em relação a esta matéria, limitando-se a dizer que “o projeto segue o procedimen­to parlamenta­r normal e naturalmen­te será estudado com a profundida­de necessária”.

A proposta do PEV surge numa altura em que o Parlamento está a discutir na especialid­ade o projeto do governo para descentral­izar competênci­as que, no caso da Educação, abrange também a questão dos transporte­s escolares. Fenprof mantém greve Entretanto, os indícios de que a greve dos professore­s de dia 21 poderia ser desconvoca­da não se confirmam, para já. Em declaraçõe­s citadas no site do Expresso,o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse em Estrasburg­o (ver fotolegend­a) estar “em diálogo com as organizaçõ­es sindicais”.

Mas Mário Nogueira, da Fenprof – que tinha admitido um entendimen­to na sequência de declaraçõe­s do primeiro-ministro, António Costa, ressalvou não ter havido qualquer desenvolvi­mento, mantendo-se para já a “grande greve” na próxima semana.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal