Diário de Notícias

Iglesias quer para Espanha um governo à portuguesa

Debate de moção contra governo de Mariano Rajoy durou todo o dia e foi basicament­e um frente-a-frente entre Podemos e PP

-

Irene Montero e Pablo Iglesias, do Podemos, abraçam-se após discursos contra Mariano Rajoy

PATRÍCIA VIEGAS Pablo Iglesias defendeu ontem que o melhor modelo de governo é o que existe em Portugal. Falando no debate da moção de censura que o seu partido, o Podemos, apresentou contra o governo liderado por Mariano Rajoy, do Partido Popular, considerou que é necessário fixar impostos sobre a banca, lutar contra a pobreza, fazer uma reavaliaçã­o das pensões mais baixas e subir o salário mínimo. Esta é, disse, a “política alternativ­a ao desastre do Partido Popular”, o qual “é preciso expulsar das instituiçõ­es”. Rajoy respondeu à proposta, dizendo: “Um governo liderado por si seria letal para o interesse geral.”

No poder desde 2011, a braços com a crise no Banco Popular, com casos de corrupção envolvendo membros do PP e com a ameaça de um novo referendo sobre a independên­cia da Catalunha, Rajoy foi classifica­do pelo líder do Podemos como a pessoa que “vai ficar para a história como o primeiro-ministro da corrupção”. O chefe do governo defendeu-se e rejeitou as “mentiras, calúnias, blasfémias e embustes” dirigidos a ele e ao PP. Rajoy acusou o Podemos de querer dar espetáculo com uma moção de censura que sabia, à partida, não ter quaisquer hipóteses de ser aprovada (por falta de apoio da maioria dos deputados).

A abertura das hostilidad­es (a classifica­ção não será exagerada dado o tom do debate) ficou a cargo de Irene Montero, porta-voz do Unidos Podemos no Parlamento. Durante duas horas e 12 minutos, Irene, de 29 anos, chamou de tudo um pouco ao primeiro-ministro: machista, franquista, saqueador. “A corrupção tem sede, Génova, 13”, declarou a deputada, referindo-se à rua onde fica a sede do PP. “Exigimos que devolva o que roubou”, sublinhou em tom acusatório, enquanto desfiava os vários casos de corrupção que envolvem figuras ligadas ao PP. Um por cada letra do alfabeto em apenas 85 segundos, segundo refere do El País. Bárcenas, Gürtel, Púnica, Taula, foram apenas alguns dos que citou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal