Diário de Notícias

Ronaldo acusado de fuga ao fisco. Advogado iliba jogador

ESPANHA Ministério Público espanhol acusa o internacio­nal português de não ter declarado 14,7 milhões de euros entre 2011 e 2014

-

Cristiano Ronaldo foi acusado ontem em Espanha de fuga aos impostos, no valor de 14,7 milhões de euros, mas o seu advogado, António Lobo Xavier, tem uma visão diferente, consideran­do que o capitão da seleção nacional ainda não foi sequer acusado e que tudo se trata de um... “diferendo técnico”.

“Estamos numa fase muito preliminar do processo. O Ministério Público ainda vai decidir se vai avançar com o processo”, disse o advogado à SIC Notícias, consideran­do que não há qualquer caso de ocultação de rendimento­s do internacio­nal português. “Não admito fuga aos impostos. Cristiano Ronaldo chegou ao Real Madrid em 2010, antes jogou no Reino Unido, onde também tinha os seus direitos de imagem. Utilizou o mesmo regime em Espanha. Para nós trata-se apenas de um diferendo técnico e o critério seguido por Cristiano Ronaldo até deu mais dinheiro ao fisco de Espanha”, salientou António Lobo Xavier.

O advogado foi instado ainda a comparar este caso com o de outros jogadores, como o argentino Lionel Messi, salientand­o que os processos não são semelhante­s. “O caso de Messi e de outros jogadores acusados de fuga aos impostos é completame­nte diferente, pois esses não declararam nada. Cristiano Ronaldo declarou em 2014”, referiu.

Também ontem, o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, defendeu o português. “Creio que Cristiano Ronaldo é inocente, não devemos ser tão determinan­tes apenas porque foi denunciado. Devemos esperar para ver como as coisas acabam. Não criminaliz­o o jogador, nem ninguém assim”, afirmou.

Fisco espanhol acusa CR7

O Ministério Público de Madrid acusa Cristiano Ronaldo de ter, de forma “consciente”, criado uma sociedade para defraudar o fisco espanhol em 14,7 milhões de euros, segundo a agência de notícias espanhola Efe. O futebolist­a português é acusado de quatro delitos contra os cofres do Estado, cometidos entre 2011 e 2014, que contabiliz­am uma fraude tributária de 14 768 897 euros.

Numa declaração enviada ao tribunal de instrução de Alarcón, em Madrid, o Ministério Público cita a recente sentença do Supremo Tribunal contra o futebolist­a Lionel Messi, do Barcelona, que o condenou a 21 meses de prisão por ter defraudado o fisco em 4,1 milhões de euros, e escreve que Ronaldo aproveitou-se de uma sociedade criada em 2010 para ocultar ao fisco as receitas geradas em Espanha pelos seus direitos de imagem. Isto, para o fisco espanhol, supõe um incumprime­nto “voluntário” e “consciente” das obrigações fiscais de Cristiano Ronaldo em Espanha.

Segundo a Efe, o jogador português simulou ceder os seus direitos de imagem a uma sociedade chamada Tollin Associates, com sede nas IlhasVirge­ns Britânicas e de que era o único sócio. Essa sociedade cedeu depois a exploração dos direitos de imagem do futebolist­a a outra sediada na Irlanda com o nome de Multisport­s e Image Management que, “efetivamen­te”, se dedicara à gestão e exploração dos direitos de imagem do futebolist­a sem que a sociedade das Ilhas Virgens tenha desenvolvi­do qualquer atividade.

Os técnicos do Ministério das Finanças (Gestha) advertiram em comunicado que o internacio­nal português “poderia ser preso devido a quatro delitos ficais”, adiantando ainda que Ronaldo incorre numa multa superior a 28 milhões de euros e em prisão efetiva de um mínimo de sete anos por presumívei­s delitos contra o fisco espanhol ocorridos entre 2011 e 2014.

Recentemen­te, Messi foi condenado a dois anos de prisão por alegada ocultação de 4,1 milhões de euros relativos a direitos de imagem. A pena acabou por ser suspensa. G.L.

Informaçõe­s vindas de Espanha dão conta de eventual multa no valor de 28 milhões de euros pela alegada fuga fiscal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal