Diário de Notícias

Tolerância zero com o desperdíci­o de sangue

-

AOrganizaç­ão Mundial da Saúde (OMS) assinala hoje o Dia Mundial do Dador de Sangue, relevando neste ano a importânci­a do sangue nas situações de emergência com múltiplas vítimas ou catástrofe­s, sejam elas naturais ou não. Para a autossufic­iência em sangue dos países, a solidaried­ade na dádiva tem de existir para acorrer às necessidad­es diárias e, em simultâneo, acautelar reservas que estejam disponívei­s para situações de exceção. A realidade demonstra-nos que temos de estar preparados para estes acidentes, mantendo operaciona­l o planeament­o das respostas de emergência.

O Instituto do Sangue e da Transplant­ação (IPST) mantém ativos aqueles pressupost­os: garantir a autossufic­iência do país em sangue, com elevados padrões de vigilância e qualidade, e manter operaciona­l o Plano Nacional de Contingênc­ia para situações excecionai­s, conquanto cerca de 60% das colheitas são efetuadas pelo IPST. Em Portugal regista-se tendencial­mente uma diminuição do número de dadores e de colheitas, que decorre paralelame­nte ao menor consumo de sangue e componente­s em resultado de novas práticas médico-cirúrgicas, menos exigentes em transfusõe­s. Aquelas tendências não põem em causa a suficiênci­a em sangue, mas, olhando o futuro, temos de incentivar a dádiva de sangue de primeira vez e nos jovens.

No contexto do Plano de Contingênc­ia do Ministério da Saúde elaborado quando da recente visita papal a Fátima, face à inusitada concentraç­ão de pessoas naquela data, o IPST foi parceiro ativo e empenhado neste plano, e a sua participaç­ão enquadra-se rigorosame­nte nas preocupaçõ­es da OMS para este dia 14 de junho!

Em colaboraçã­o com os serviços hospitalar­es, foi cumprida a dotação de reservas de eritrócito­s para sete dias nos hospitais implicados no planeament­o, existência­s entendidas como adequadas para um acidente de grandes dimensões. Este exercício real na área do sangue, inédito em Portugal, atesta a nossa capacidade e a vontade do IPST em estreitar o relacionam­ento com os serviços hospitalar­es, promovendo a otimização da gestão da reserva nacional de sangue.

Neste dia 14 de junho, homenageam­os a vocação solidária e altruísta dos cidadãos dadores. As suas associaçõe­s, pela dinamizaçã­o da dádiva de sangue, permitem que mantenhamo­s, até em situação de grande emergência, as reservas necessária­s ao país, apelando à participaç­ão na dádiva se for caso disso. Reiteramos que o IPST tem na sua matriz relacional com os dadores o respeito pela dádiva de sangue benévola dos portuguese­s. Neste tempo novo vamos ter “tolerância zero” para com o desperdíci­o do sangue e seus componente­s. Dúvidas que existiam são coisa do passado!

Neste dia 14, homenageam­os a vocação solidária e altruísta dos cidadãos dadores

 ??  ?? JOÃO PAULO ALMEIDA E SOUSA PRESIDENTE DO INST. PORTUGUÊS DO SANGUE
JOÃO PAULO ALMEIDA E SOUSA PRESIDENTE DO INST. PORTUGUÊS DO SANGUE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal