Diário de Notícias

Sony leva jogos sociais para o smartphone

Chega a 5 de julho e quer atrair um público mais alargado para a PlayStatio­n

-

ANA RITA GUERRA, Los Angeles Uma das maiores apostas da Sony Interactiv­e Entertainm­ent em Portugal será o novo conceito de jogo PlayLink, que irá sincroniza­r a ação na consola com smartphone­s e tablets. Os dispositiv­os móveis poderão funcionar como comandos e segundos ecrãs do jogo, permitindo juntar a família ou amigos à volta da PlayStatio­n.

“No mercado português há uma grande procura pelos jogos sociais, e por isso a PlayLink vai ser uma aposta muito forte”, adiantou ao DN a responsáve­l pela Sony Interactiv­e Entertainm­ent Ibérica e Mediterrân­eo, Liliana Laporte, durante a feira de videojogos E3, que está a decorrer em Los Angeles (EUA). Esta é uma nova categoria, “que faltava à PS4”, comenta a responsáve­l. Os dispositiv­os iOS e Android terão uma aplicação móvel dedicada e vão funcionar como extensões dos jogos, que serão concebidos para ambientes multijogad­or.

O primeiro título PlayLink será És tu! e põe os jogadores a tirarem fotos e a fazerem perguntas sobre cada um. Chega a Portugal a 5 de julho, seguido de Hidden Agenda, um thriller narrativo, Frantics, uma coleção de minijogos, SingStar Celebratio­n, o já famoso jogo de karaoke, e Knowledge Is Power, uma competição de conhecimen­tos.

Com uma quota de mercado extraordin­ária em Portugal, historicam­ente superior a 80%, a Sony pretende alargar a sua base de jogadores para lá dos alvos tradiciona­is – os hardcore gamers. Liliana Laporte aponta que a indústria está num ponto de viragem e que dois dos títulos exclusivos mais esperados para PlayStatio­n 4, Uncharted: O Legado Perdido e Horizon Zero Dawn: The Frozen Wilds

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal