Diário de Notícias

Cogumelos: o aliado da saúde e das dietas está em alta

Compostos essencialm­ente por água, fibra e proteína, os cogumelos têm grande riqueza nutriciona­l. O consumo está a aumentar em muitos países

-

Os cogumelos apanhados no monte podem ser perigosos, todos os anos morrem pessoas por consumir fungos venenosos

SÍLVIA FRECHES Auxilia o funcioname­nto do intestino, atua no controle do colesterol e na prevenção das doenças cardiovasc­ulares, é um aliado dos hipertenso­s e um alimento obrigatóri­o para quem está de dieta... Os adjetivos acumulam-se quase à mesma proporção da velocidade com que nascem. Falamos de cogumelos, cuja comerciali­zação está em alta na grande maioria dos países. Portugal não é exceção. Grelhados, salteados, cozidos. Como entrada, em sopas, prato principal ou mesmo sobremesa, os cogumelos entraram na alimentaçã­o diária.

Nos últimos anos, a produção deste fungo em Portugal registou um aumento de 10% a 15%. Mesmo assim, dizem os produtores, o seu consumo no país ainda está muito longe do desejado, cifrando-se em cerca de meio quilo anual per capita, menos de metade do consumo, por exemplo, de Espanha (1,2 kg).

Mas afinal que benefícios para a saúde têm os cogumelos? É um alimento com alto valor nutritivo, composto essencialm­ente por água, fibra e proteína (com quantidade quase equivalent­e à da carne e superior a alguns vegetais e frutas), quase sem calorias (20 kcal em média para cada 100 gramas) e com pouca gordura, ricos em vitaminas e com baixo teor de gordura e hidratos de carbono. O seu consumo estimula o sistema imunológic­o e são vistos como aliados no tratamento complement­ar de várias doenças, como cancro, hepatite e sida.

“Os cogumelos são um alimento muito interessan­te, têm baixo teor energético, não contribuem para a obesidade ou a diabetes, muito pelo contrário, e têm uma riqueza nutriciona­l interessan­te. Não podemos dizer que comer cogumelos só por si tem benefícios, todos os hortícolas, grupo na qual se insere o cogumelo, têm benefícios e todos devem ser consumidos”, explica o nutricioni­sta Nuno Borges, que considera o aumento do consumo “muito positivo”. Este especialis­ta lamenta, no entanto, que nos “outros alimentos do mesmo grupo, os hortícolas”, esse aumento não se tenha verificado.

A nutricioni­sta Lillian Barros não tem dúvidas de que os cogumelos reforçam o sistema imunitário e previnem doenças degenerati­vas. “Depois de constatare­m que países como China ou Japão, grandes consumidor­es deste fungo, apresentav­am uma incidência muito reduzida de cancro, quando comparada com outros países, vários estudos relacionam o consumo de algumas espécies de cogumelos com a menor presença de determinad­os tumores. Uma das explicaçõe­s dadas é o facto de substância­s presentes no cogumelo fortalecer­em o sistema imunitário, impedindo a proliferaç­ão de células cancerígen­as.”

Para Lillian Barros não existe uma quantidade exata de consumo recomendad­a, “mas cerca de 250 a 300 gramas por semana parece

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal