Diário de Notícias

O supercomba­te que promete romper todos os recordes

Pugilista Floyd Mayweather e lutador de artes marciais mistas (MMA) Conor McGregor vão medir forças a 26 de agosto, em Las Vegas. Receita deverá superar os 555 milhões de euros

- DAVID PEREIRA

Está marcado aquele que deverá vir a ser o combate mais lucrativo de sempre. Depois de mais de um ano de especulaçã­o, foi finalmente anunciado: o pugilista Floyd Mayweather e o lutador de artes marciais mistas (MMA) Conor McGregor vão medir forças, a 26 de agosto, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada.

“O combate está marcado”, anunciou o irlandês de 28 anos – que tem um recorde de 21 vitórias e três derrotas nos octógonos – através das redes sociais, ilustrando provocator­iamente com uma fotografia sua e outra do... pai de Mayweather, em jeito de ironia sobre a idade do adversário. “É oficial”, publicou pouco depois o norte-americano (40 anos), que vai interrompe­r a reforma para voltar aos ringues e tentar chegar ao redondo registo de 50-0 na carreira.

O duelo, que será disputado sob as regras de boxe, vai pôr frente a frente os dois atletas que mais dinheiro geraram nas respetivas modalidade­s. Por isso, a contenda já é chamada de The Money Fight (a luta do dinheiro), pela volumosa verba que é esperado gerar.

Os representa­ntes de Floyd Mayweather acreditam mesmo que a luta poderá superar os 623,5 milhões de dólares (555 milhões de euros ao câmbio de ontem) que gerou o combate diante do filipino Manny Pacquiao, a 2 de maio de 2015, e que terminou com o triunfo daquele cuja alcunha é... Money.

“Acho que este combate vai superar esse valor, porque não há lugar algum onde o Floyd ou os representa­ntes dele vão que não perguntem sobre a luta. É a luta que os fãs querem ver. Acho que é maior do que o duelo frente ao Pacquiao. Estou com o Floyd há 21 anos e estivemos em muitos grandes eventos, mas há um sentimento diferente aqui. E não só pelo facto de o McGregor não ser pugilista. É um evento mainstream, porque os fãs de todo o mundo o querem ver”, confessou o CEO da Mayweather Promotions, Leonardo Ellerbe.

Logo após o anúncio, começaram as movimentaç­ões nas casas de apostas. Seja em qual for, o retorno dos apostadore­s numa vitória de Mayweather será sempre bem mais modesto do que aqueles que forem bem-sucedidos ao investir num triunfo de McGregor, o que comprova que o norte-americano é o claro favorito.

Dana White, o dono da promotora que emprega McGregor, a Ultimate Fighting Championsh­ip (UFC), não receia uma derrota que manche a imagem da empresa e até está crente na vitória do irlandês. “Os dois querem o combate e os fãs também. O Conor é um lutador de artes marciais mistas e vai lutar contra um dos melhores pugilistas de sempre. Não creio que a luta possa manchar a imagem da UFC ou do Conor. Falei com ele e ele está 100% confiante na vitória”, afirmou o presidente da organizaçã­o, corroborad­o por Leonardo Ellerbe, que também não crê que sejam favas contadas para o seu cliente: “Mayweather não vai vacilar. Seríamos imbecis se achássemos que McGregor não o pudesse vencer.” Billion dollars fight? Quanto dinheiro vai gerar o duelo entre Mayweather e McGregor? Essa foi uma das principais discussões da imprensa internacio­nal durante o dia de ontem.

Dana White acredita que “provavelme­nte será o dia mais bem pago” da história dos desportos de combate, superando os tais 555 milhões de euros do duelo Pacquiao-Mayweather, mas já se especula que esta seja a primeira luta de sempre a gerar mil milhões de dólares (890 milhões de euros) – o apetecível billion dollars na escala numérica curta dos EUA.

Afinal, o combate vai captar a atenção dos aficionado­s por boxe, MMA e também dos que nunca se interessar­am por qualquer das modalidade­s. “Vamos tocar numa audiência que nem sequer segue uma das modalidade­s. De repente, as pessoas que nunca se interessar­am por boxe ou MMA vão interessar-se devido à natureza da competição”, vaticinou Stephen Espinoza, vice-presidente da estação televisiva que vai transmitir a contenda, a Showtime Sports.

 ??  ?? Floyd Mayweather e Conor McGregor vão defrontar-se em Las Vegas num combate sob as regras do boxe
Floyd Mayweather e Conor McGregor vão defrontar-se em Las Vegas num combate sob as regras do boxe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal