Diário de Notícias

G AIR TRAINING CENTRE dá asas a jovens portuguese­s

Ser piloto de linha aérea, voar entre nuvens e viajar pelo mundo é o sonho e desejo de muitos. Mas será mesmo um sonho ou é algo que está ao teu alcance?

-

Existe hoje um elevado défice de pilotos. O cresciment­o da aviação comercial, nos últimos 30 anos, tem superado todas as expectativ­as e mantido um rumo firme. Este cresciment­o é analisado e projetado anualmente pelas grandes construtor­as de aeronaves, a Boeing e a Airbus, e sustentado pelas cada vez maiores encomendas de aeronaves. Preveem ser necessário­s mais de 600 mil novos pilotos para os próximos 20 anos.

Desde que a G Air Training Centre iniciou operações há cerca de 40 anos, já formou milhares de profission­ais para companhias aéreas dos quatro cantos do mundo. Nenhuma outra escola em Portugal coloca anualmente tantos pilotos como a G Air.

Quais as caracterís­ticas necessária­s para ser piloto? Há que gerir expectativ­as. Embora a obtenção de uma licença de piloto não seja difícil, não é suficiente para ser admitido numa companhia aérea: é apenas o requisito mínimo (que se pode obter em qualquer aeródromo local). O que é procurado pelas companhias aéreas é muito mais e por isso o nosso processo de seleção está alinhado com o que as companhias aéreas nossas parceiras exigem e procuram.

Alunos com elevada motivação e disciplina, resiliente­s e capazes de treino intensivo, com tolerância ao stress e controlo de impulsos. Com o equilíbrio adequado entre autonomia e trabalho em equipa, capazes de liderar e serem liderados. Acima de tudo, com maturidade e preparados para um curso de formação em ambiente profission­al, auditado e validado por companhias aéreas.

Mais de 100 alunos que passaram por nós, em 2016, já ingressara­m em companhias aéreas como a Ryanair, easyJet, TAP, Qatar Airways, Vueling, Air Arabia, entre outras. A nossa metodologi­a de treino prepara os alunos para essa carreira.

Finalmente, numa perspetiva meramente financeira, ser piloto de linha aérea é recompensa­dor. Embora o investimen­to inicial seja elevado, cerca de 70 mil euros, o retorno não só é rápido como também elevado. A profissão é uma das mais bem pagas do mundo, com remuneraçõ­es anuais médias acima de 100 mil euros, naturalmen­te variando entre companhias aéreas e em função da experiênci­a do piloto.

MAIS DE 100 ALUNOS QUE PASSARAM POR NÓS, EM 2016, JÁ INGRESSARA­M EM COMPANHIAS AÉREAS COMO A RYANAIR, EASYJET, TAP, QATAR AIRWAYS, VUELING, AIR ARABIA, ENTRE OUTRAS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal