Diário de Notícias

Rui Jorge prevê “grande jogo” contra a Espanha, sem pensar no empate

Após o triunfo sobre a Sérvia, a equipa das quinas pode garantir as meias-finais se hoje derrotar a poderosa Espanha

-

Nenhuma das equipas nem nenhum dos selecionad­ores o admite, mas o Portugal-Espanha que hoje (19.45, Sport TV1) se vai realizar em Gdynia, cidade polaca banhada pelo Báltico, é uma espécie de final antecipada. Calhou que ambos os conjuntos se encontrass­em na segunda jornada do grupo B, pois o que vencer garante a qualificaç­ão automática para as meias-finais. Talvez por isso um empate nem seja um mau resultado para qualquer dos conjuntos. Colocada a questão ao selecionad­or nacional, Rui Jorge, este defende-se mostrando que não desaprende­u dos seus tempos de jogador.

“Depende de como correr o jogo. O nosso objetivo é vencer. Perder é que não interessa de certeza. Se o empate serve ou não, não sabemos. Sabemos que queremos a vitória”, referiu.

Albert Celades, técnico espanhol que brilhou como futebolist­a no Real Madrid e no Barcelona, adiantou que a Espanha “não pensa no empate”. E explica porquê: “Planeamos esta partida sempre com a mesma mentalidad­e de vencer.”

Para Celades, este duelo ibérico é mesmo uma “autêntica final”, por isso não desaprovei­tou a oportunida­de para elogiar a equipa lusitana referindo que “Portugal é o rival mais forte do grupo”, que ainda contempla Sérvia e Macedónia.

Rui Jorge diz que a Espanha “é mais uma seleção forte”, mas isso não é uma surpresa: “Já defrontámo­s seleções fortíssima­s, e a espanhola é uma delas. É impossível ser apurado para uma fase final e defrontar equipas fracas. A Espanha é mais uma das fortes.”

Se Celades lamentou a lesão do benfiquist­a Grimaldo, que teve de abandonar a competição, Rui Jorge não deu pistas quando lhe perguntara­m se Renato Sanches e Bruma, suplentes no primeiro jogo, vão estar no onze inicial: “Ainda estamos a atravessar o processo de recuperaçã­o. Vamos ver como recuperam os jogadores. Enquanto os jogadores não souberem quem joga, ninguém o saberá.”

Rui Jorge destacou a presumível qualidade estética do que se vai presenciar em Gdynia. “Espero e acredito que seja um grande jogo. Há jogadores talentosos dos dois lados, equipas que gostam de jogar, que não praticam antijogo.Vai ser um espetáculo enorme. Tem tudo para ser bonito”, sublinhou.

Rúben Semedo, titular da defesa portuguesa, vai jogar em Espanha na próxima época com as cores do Villarreal, daí este ser um jogo especial para o ex-Sporting, que terá a oportunida­de de mostrar à audiência espanhola os seus predicados: “É um jogo como qualquer outro, queremos a vitória. Não tenho nada a provar a ninguém. Mais à frente podemos falar disso, mas para já estou concentrad­o na seleção e no jogo importante que temos.”

Sobre a previsão de Jorge Jesus, em que seria o futuro da seleção A, Rúben Semedo mostrou-se agradado: “Vejo isso com bons olhos, Jorge Jesus foi uma pessoa que me ajudou muito. Mas neste momento estou focado nos sub-21.” B.P.

 ??  ?? Rui Jorge não abriu o jogo sobre o onze a apresentar hoje
Rui Jorge não abriu o jogo sobre o onze a apresentar hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal