Diário de Notícias

Laranjas azedas de Bento e nem um golo para amostra

Portugal nunca ganhou nem marcou em solo russo à seleção da casa. Nos tempos da URSS saiu goleado e com uma azia célebre

-

Os jogos da seleção portuguesa na Rússia contra a seleção da casa têm sido autênticos pesadelos, basta dizer que nos quatro encontros realizados neste país nunca a equipa das quinas venceu. Pior: não marcou um único golo. O melhor que conseguiu foi um empate a zero, na fase de qualificaç­ão para o Mundial 2006, precisamen­te no Estádio do Lokomotiv, em Moscovo, naquele que foi o primeiro de dois jogos que contaram com Cristiano Ronaldo no onze – o outro foi no apuramento para o Mundial 2014, no Estádio Luzhniki, também na capital russa, que terminou com o triunfo dos da casa por 1-0. Este resultado repetiu-se em 2015, em Krasnodar, num particular que não contou com CR7.

Mas esta triste história com Moscovo começou a 27 de abril de 1983, quando a seleção na altura treinada por Otto Glória procurava um inédito apuramento para a fase final de um Europeu. O então denominado Estádio Lenine, mais tarde rebatizado de Luzhniki, foi o palco de um verdadeiro “massacre” cometido pela seleção da ainda União Soviética. Portugal foi goleado por 5-0 e nasceu uma das históricas mais pitorescas do futebol português. O guarda-redes Manuel Bento, com uma enorme azia pela goleada, justificou-se com o facto de ter comido laranjas estragadas .... e à chegada a Lisboa voltou a desculpar-se com a comida. No dia seguinte, à porta de sua casa, alguém lhe deixou um fardo de palha.

Esta história, no entanto, até acabou bem, pois Portugal acabou por se apurar para o Euro 84 graças a uma vitória sobre a URSS na Luz, por 1-0, com um penálti sobre Chalana cometido um bom metro fora da área. Hoje, contudo, Ronaldo e companhia têm a missão de terminar com a triste sina que persegue a seleção em terras russas.

A comitiva chegou ontem à capital russa, depois de uma viagem de cerca de hora e meia desde Kazan, onde ainda realizou o treino matinal – apenas os não utilizados frente ao México. A chegada ao novo quartel-general da equipa das quinas foi tranquila, quase sem adeptos. Hoje há treino no palco do jogo, bem como a conferênci­a de imprensa de Fernando Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal