Diário de Notícias

DADOS DE CRIMES

-

PRIORIDADE­S › São crimes de investigaç­ão prioritári­a: o terrorismo, o furto e o roubo de ATM, crimes contra a propriedad­e cometidos por grupos organizado­s móveis, o furto e o roubo em residência­s, a cibercrimi­nalidade, extorsão, violência doméstica, os crimes contra a liberdade e a autodeterm­inação sexual, o tráfico de pessoas, a corrupção, branqueame­nto de capitais, crimes fiscais, contra a segurança social e contra o SNS, criminalid­ade violenta em escolas, a criminalid­ade praticada em ambiente prisional, crimes contra a vida e contra a integridad­e de agentes de autoridade.

CIBERCRIME › Comparando com o plano anterior, de 2015 a 2017, a cibercrimi­nalidade já constava, mas surge logo na terceira posição dos crimes de prevenção prioritári­a, face à 13.ª posição do triénio anterior.

VIDEOVIGIL­ÂNCIA › Um dos temas que desaparece­u foi o da videovigil­ância, ou seja, a instalação de câmaras na via pública para efeitos de segurança. No plano para 2015-2019, constava o desenvolvi­mento de um Plano Nacional de Videovigil­ância em espaços públicos de utilização comum.

VIOLÊNCIA DESPORTIVA › Quanto à prevenção da violência desportiva, o executivo propõe a realização de “ações de prevenção e controlo de manifestaç­ões de violência, racismo, xenofobia e intolerânc­ia nos espetáculo­s desportivo­s”.

ESCOLA › Segundo o RASI, os ilícitos em ambiente escolar subiram 6,2% em 2016 e o furto de oportunida­de aumentou 12,1%.

CRIMES INFORMÁTIC­OS › Os crimes informátic­os subiram 21,5% em relação a 2015, registando a sabotagem informátic­a uma subida de 147,4%.

PREVENÇÃO › Há sete novas entradas no que toca à prevenção: violência no desporto, delinquênc­ia juvenil, crimes nas escolas, crimes motivados por discrimina­ção racial, religiosa e sexual, violação das regras de segurança, tráfico de armas e furto de oportunida­de, nomeadamen­te a turistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal