Diário de Notícias

Quando estiverem fechadas as candidatur­as, a 31 de julho, Bruxelas vai fazer uma avaliação das propostas dos Estados membros

-

Os líderes europeus aprovaram ontem os “critérios objetivos” para a relocaliza­ção das duas agências europeias com sede no Reino Unido, uma das quais a de Medicament­os, que Portugal pretende receber. A Comissão Europeia ficará responsáve­l pela avaliação das candidatur­as mas a decisão final “será sempre política”, adotada no Conselho, pelos governos.

Quando estiverem fechadas as candidatur­as, a 31 de julho, Bruxelas vai fazer uma avaliação das propostas dos Estados membros interessad­os e, “com base nos critérios”, apresentar­á “uma avaliação” estruturad­a, mas sem indicar a decisão. A avaliação do “edifício” que irá acolher a agência será “determinan­te”, tendo de ficar demonstrad­a a operaciona­lidade da agência, no dia a seguir à retirada do Reino Unido.

Os edifícios deverão permitir “a logística necessária ao funcioname­nto e o espaço suficiente para os escritório­s, salas de reunião, espaço de arquivos, telecomuni­cações de alta performanc­e e redes de armazename­nto de dados, bem como cumprir os padrões de segurança física e tecnológic­a apropriado­s”. Entre os critérios está também Passos prefere o Porto Ouvido ontem em Bruxelas, na cimeira do PPE, que tradiciona­lmente antecede as cimeiras europeias, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu que a candidatur­a portuguesa deve “evitar a macrocefal­ia” e que “seria excelente” que se situasse fora de Lisboa. “O nosso objetivo é que essa agência possa vir a fixar-se em Portugal”, garantiu Passos, embora reconheça que “não é fácil porque Portugal já tem duas agências europeias”.

“Parece-me importante evitar a macrocefal­ia. Portanto, se for possível que ela se situe numa outra zona do país, que não seja aquela que já acolhe as duas agências que lá existem, isso seria excelente, como é evidente, portanto, espero que sim, que isso possa vir a acontecer”, defendeu.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal