Diário de Notícias

POPULI ESTREIA CARTA com provocação aos sentidos

A celebrar cinco anos no Terreiro do Paço, o restaurant­e de cozinha mediterrân­ica arranca com uma nova carta que é um autêntico desafio gastronómi­co

-

Anova carta, que reflete riqueza e provocação gastronómi­cas, arranca com experiênci­as tão exóticas como sushi de novilho, carré de borrego com cuscuz e gengibre, hambúrguer vegetarian­o de seitan e tofu e a sobremesa clafoutis de ginja de Óbidos. O Populi arrisca, assim, numa ementa gastronómi­ca repleta de desafio e experiênci­a, quando assinala cinco anos no Terreiro do Paço, em Lisboa. A nova carta pode já ser saboreada e, além de novas sugestões, inclui ainda recriações do chefe executivo, o italiano Giorgio Damásio, servidas pelo chefe residente Ricardo Estevas.

A carta tem uma nova área reservada para os amantes de marisco, com o camarão à la guillo e a amêijoa da ria Formosa disponível em todas as refeições, incluindo o lanche, ideal para saborear na esplanada com vista para o rio Tejo e localizada numa das mais emblemátic­as praças europeias. Nos peixes, além da entrada dos pratos de bacalhau, destaque para o camarão-tigre grelhado com legumes da época e manteiga de alho e citrinos e para saltimbocc­a de atum com presunto e salva, legumes agridoce e azeite de coentros.

O Populi aumentou a oferta nos pratos de bacalhau com a introdução do bacalhau lascado com tomatada de poejo e broa de milho crocante e da caldeirada de bacalhau, mas manteve o clássico bacalhau confitado, na carta desde a abertura do restaurant­e, tal como o polvo com texturas de batatadoce e grelos. Nos “Comeres do Prado”, propõe-se o carré de borrego, crosta de pinhões e pimentos vermelhos, cuscuz de vegetais e gengibre e um ex-líbris - o entrecôte, 250 g, com 30 dias de maturação, legumes na grelha e feijão.

Os “Comeres da Horta” também têm lugar na renovada carta - o hambúrguer vegetarian­o de seitan, tofu, cogumelos, mix de legumes e nozes com maionese de wasabi e aromas de sésamo em pão de beterraba é o novo prato para os que não incluem carne, peixe ou marisco na alimentaçã­o. O risotto de cogumelos (portobello, pleuroto, Paris e marron) também é uma opção saborosa. As sugestões são de comer e chorar por mais e a refeição não termina sem uma deliciosa sobremesa: o arroz-doce apresenta-se nesta carta com uma apresentaç­ão que liga o tradiciona­l ao irreverent­e. Outra sugestão? O clafoutis de ginja de Óbidos que usa um ingredient­e tradiciona­l português.

O POPULI ARRISCA, ASSIM, NUMA EMENTA

GASTRONÓMI­CA REPLETA DE DESAFIO E EXPERIÊNCI­A, QUANDO ASSINALA CINCO ANOS NO TERREIRO DO PAÇO,

EM LISBOA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal