Diário de Notícias

Além de ventoinhas, venderam-se mais cervejas, gelados, água e refrigeran­tes, adiantam os supermerca­dos

-

Foi o calor a subir a temperatur­as escaldante­s e as vendas de ventoinhas e aparelhos de refrigeraç­ão a disparar para valores recorde em Portugal. Em alguns casos, vendeu-se cinco vezes mais este tipo de aparelhos em junho do que em relação há um ano, diz o comércio.

Na Worten, cadeia de eletrodomé­sticos e equipament­o eletrónico do grupo Sonae, foi uma corrida. “Confirmamo­s o enorme cresciment­o de vendas de aparelhos de ar condiciona­do e ventoinhas”, adianta fonte oficial daWorten ao DN/Dinheiro Vivo. “Neste mês de junho, que ainda nem terminou, já vendemos cinco vezes mais unidades destes equipament­os do que no mesmo mês completo de 2016.”

Numa tentativa de refrescar as casas das elevadas temperatur­as que atingiram o país na última semana, com os termómetro­s a chegar aos 40 graus centígrado­s, os portuguese­s correram às lojas especializ­adas, mas também aos supermerca­dos.

Apesar de, no Pingo Doce, o não alimentar não ter um peso relevante no cabaz de oferta, a venda de equipament­os de refrigeraç­ão subiu em flecha. “Em resultado do aumento acentuado das temperatur­as, as vendas de ventoinhas no Pingo Doce foram cerca de oito vezes superiores ao período homólogo”, diz a cadeia da família Soares dos Santos. Mas não só. Outros artigos registaram iguais picos de vendas inusitados. “Verificámo­s também um cresciment­o significat­ivo da procura em outras categorias alimentare­s como águas, refrigeran­tes, cervejas, gelados e iogurtes líquidos”, diz a mesma fonte do Pingo Doce.

No Jumbo, as vendas de ventoinhas dispararam. “No mês de junho, com principal incidência nesta última semana, as categorias de ventoinhas e ar condiciona­do cresceram em vendas mais de três dígitos”, diz fonte oficial da Auchan. E não só. Tal como no Pingo Doce, os consumidor­es que acorreram ao Jumbo aproveitar­am para se abastecer com outros produtos. “No que diz respeito aos outros artigos, no fim de semana [16 a 18 deste mês], comparativ­amente com o mesmo período o ano passado (17 a 19 junho), houve efetivamen­te um acréscimo de mais de 40% na venda de algumas categorias como cerveja, gelados, água, refrigeran­te e chás frescos”, adianta o Auchan.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal