Diário de Notícias

Federer ganha nono título em Halle e o quarto da temporada

Suíço de 35 anos vulgarizou o alemão Alexander Zverev, batendo-o por 6-1 e 6-3, e já pensa no oitavo triunfo em Wimbledon

-

Roger Federer conquistou ontem o nono título no torneio de Halle, na Alemanha – depois de já o ter feito em 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2013, 2014 e 2015 – , ao vulgarizar na final a estrela local, Alexander Zverev, batendo-o por 6-1 e 6-3, em apenas 53 minutos.

O tenista suíço, de 35 anos, quinto classifica­do no ranking ATP, foi impiedoso para com o jovem germânico de 20, que ocupa a posição 12 da tabela, naquele que, à partida, era considerad­o um duelo muito interessan­te. Depois do Open da Austrália, Indian Wells Masters e Miami Open, o helvético arrecadou o quarto troféu da temporada (em seis competiçõe­s disputadas) e o 92.º da carreira.

Federer abdicou da temporada de terra batida, inclusivam­ente do mítico Roland-Garros, para se focar em Wimbledon, onde vai tentar alcançar a vitória pela oitava vez, já a partir de dia 3. Caso consiga, descola do britânico William Renshaw e do norte-americano Pete Sampras e tornar-se-á o homem com mais títulos na relva londrina. A gloriosa história do suíço no grand slam britânico teve início em 2003, seguindo-se 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2012.

Devido ao desempenho em Halle – não perdeu um único set –, Federer garantiu que não vai enfrentar Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray antes das meias-finais na capital inglesa.

“Joguei muito bem, senti-me bem desde o início. Foi, de longe, o meu melhor jogo da semana. Depois da minha longa pausa, as sensações são excelentes, o prazer de jogar voltou e estou em forma para Wimbledon”, afirmou o recordista de grand slams (18), que esteve afastado da competição entre julho do ano passado e janeiro devido a uma lesão no joelho.

O mítico torneio de Londres vai arrancar já hoje, com a fase de qualificaç­ão e portuguese­s em ação. Pedro Sousa (n.º 152 do

ranking ATP) vai defrontar o italiano Alessandro Giannesi, enquanto o estreante João Domingues (199.º) vai medir forças com o russo Andrey Rubiev. João Sousa tem presença garantida no quadro principal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal