Diário de Notícias

Tiago Monteiro “na lua” com pódios e liderança mundial

Português acabou etapa portuguesa do WTCC à frente de Catsburg e recuperou o primeiro lugar do campeonato

- ISAURA ALMEIDA

Não ganhou, mas foi como se tivesse ganho. Tiago Monteiro foi, ontem, aclamado em Vila Real, por milhares de pessoas, depois de conseguir dois pódios na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) e recuperar a liderança do mundial de pilotos, após cinco das dez corridas do calendário.

O piloto português da Honda tinha perdido a liderança do campeonato para Nicky Catsburg (Volvo) na última ronda, em Nurburgrin­g, mas com os dois pódios em Vila Real (2.º e 3.º lugar, recuperou o primeiro lugar do Mundial de Pilotos, agora com quatro pontos de vantagem sobre Thed Bjork (Volvo) e mais dez do que o holandês Nicky Catsburg (Volvo S60).

“Queria muito somar pontos para o campeonato que é o nosso objetivo. Estou na lua com estes dois pódios em Portugal. A joker lap foi uma boa primeira experiênci­a. Estou satisfeití­ssimo por recuperar a liderança do campeonato, depois do desastre que foi a prova na Alemanha, mas está tudo em aberto porque as diferenças são mínimas”, afirmou o piloto portuense, sem esconder a felicidade por voltar à liderança mundial.

O público delirou com a exibição de Monteiro e ele sentiu o apoio vindo das bancadas e agradeceu o entusiasmo. “Por mim corria aqui todas as semanas. O público ajuda e motiva e por vezes até corremos alguns riscos, mas a atmosfera era fantástica. Portugal ama o WTCC e Vila Real fez um trabalho magnífico na organizaçã­o desta prova, sabendo que a logística é complicada, mas foi magnífico”, confessou o piloto da Honda.

O trajeto da etapa portuguesa agradou aos pilotos no geral, e, em particular, a Ted Bjork, que passou a ser o maior rival do português na luta pelo título mundial. “É fantástico correr em Vila Real. O público apoio imenso o Tiago Monteiro, mas também todos os outros pilotos. Foi um bom fim de semana, já que somei pontos importante­s para o campeonato. Mas não foi fácil, já que precisei andar sempre no máximo”, disse o sueco. Filme da corrida principal Após um segundo lugar na primeira final, ganha pelo marroquino Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée), Tiago Monteiro voltou a subir ao pódio na corrida principal, com um terceiro lugar, atrás do sueco Thed Bjork (Volvo S60), e do seu colega de equipa, o holandês Norbert Michelisz (Honda Civic).

O holandês, que tinha a pole position, liderou a corrida da primeira à última das 13 voltas da corrida no circuito urbano de Vila Real, terminando com 0,480 segundos de vantagem sobre Thed Bjork. O piloto português (Honda) fechou o pódio a 1,720 segundos do sueco e a 2,2 segundos do vencedor.

Tiago já tinha assumido a liderança após a primeira corrida, em Vila Real, com sete pontos de vantagem para Nicky Catsburg, e cimentou a liderança. Já Manuel Fernandes (Lada Vesta), o outro português em prova, depois de um 12.º lugar na primeira corrida, terminou a main race no 15.º lugar.

O WTCC regressa na Argentina, entre 14 e 16 julho, para a sexta etapa do calendário, e, agora, de novo com Tiago Monteiro na liderança.

“Por mim corria aqui [Vila Real] todas as semanas. O público ajuda, motiva e por vezes até corremos alguns riscos, mas a atmosfera era fantástica”

TIAGO MONTEIRO

PILOTO DE WTCC

 ??  ?? O piloto português festejou o regresso ao primeiro lugar do Mundial com os dois filhos
O piloto português festejou o regresso ao primeiro lugar do Mundial com os dois filhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal