Diário de Notícias

Soluções como a Uber podem “dar uma ajuda às cidades para que se tornem mais sustentáve­is e menos poluídas”, acredita Rui Bento

-

O desafio está lançado: durante uma semana, deixar as chaves do carro em casa e deslocar-se só em transporte­s públicos e Uber. E tendo em conta os resultados do estudo ORB hoje revelado na Europa, o #DitchYourK­eys Challenge – iniciativa dirigida a lisboetas e portuenses na Semana Europeia da Mobilidade (de dia 18 a 22) – pode ser o gatilho para ganharmos melhores hábitos.

Em dez mil europeus questionad­os, os lisboetas são os campeões na utilização diária de carro próprio (71%). No entanto, mais de três quartos dizem que o usariam menos se tivessem uma alternativ­a como a Uber que lhes permitisse fazer a ponte com uma rede de transporte­s públicos fiável. Lisboa até é a capital com maior taxa de utilização do autocarro (50%) e a segunda mais alta no uso de metro e comboio (só atrás de Paris), mas a maioria não considera que a oferta de transporte­s existente seja suficiente­mente alargada e eficiente para poderem prescindir do seu carro.

“Os resultados deste estudo reforçam a importânci­a de alternativ­as de viagem fiáveis e económicas”, diz ao DN o diretor-geral da Uber (empresa que encomendou o estudo), que acredita que este tipo de opções pode “dar uma ajuda importante às cidades para que se tornem mais sustentáve­is e menos poluídas”. A empresa que lidera, diz Rui Bento, continua “empenhada em contribuir” para retirar carros da cidade. E admite estar a trabalhar “para trazer opções de mobilidade partilhada­s como o Uber Pool”.

“Em Lisboa, 56% das viagens na plataforma têm início fora da zona de cobertura do metro e 72% terminam a menos de 500 metros de uma estação”, revela o responsáve­l. Esta necessidad­e de ligar a estação de metro ou autocarro mais próxima a casa, ao local de trabalho, à escola, ao restaurant­e, dá à Uber uma vocação enquanto meio complement­ar e de alargament­o do alcance das infraestru­turas de transporte­s.

O estudo da ORB, que aponta que mais de dois terços dos inquiridos já recorrem a aplicações de mobilidade

Rui Bento, diretor-geral da Uber Portugal como alternativ­a ao carro, contou com a participaç­ão de mais de dez mil pessoas entre 18 e 54 anos, residentes em Amesterdão, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris, Roma, Estocolmo e Varsóvia. No último ano, a utilização de aplicações deste tipo aumentou 77%, cresciment­o para o qual a Uber contribuiu, servindo já 673 cidades de 80 países e sendo a primeira app que o utilizador abre quando chega a um aeroporto estrangeir­o. À espera da legislação Numa altura em que as cidades europeias estão a discutir e a implementa­r medidas para reduzir drasticame­nte os níveis de emissões, e com 93% dos inquiridos neste estudo a admitir terem preocupaçõ­es ambientais, Rui Bento considera que também aqui a Uber tem um papel. “Lisboa e Porto foram as primeiras cidades do mundo a ter Uber Green (carros 100% elétricos) e os lisboetas já puderam usufruir por duas vezes do Uber Pool, que funciona em 30 das maiores cidades onde estamos e que permite que pessoas que viajem na mesma direção ao mesmo tempo possam partilhar o carro.”

Desde que a Uber opera em Portugal, já teve mais de um milhão de downloads, e o número de motoristas atingiu os três mil. Mas a regulariza­ção da atividade ainda não saiu do Parlamento – processo que Rui Bento espera ver concluído “em breve” e de tal forma que “propicie uma sã concorrênc­ia e privilegie os interesses de utilizador­es, motoristas e cidades”. “Temos acompanhad­o com expectativ­a o processo legislativ­o para a aprovação de um novo quadro regulatóri­o para a mobilidade”, admite, consideran­do “muito positivo que dois partidos que representa­m 70% do eleitorado tenham apresentad­o propostas de lei estruturad­as”. “Esperamos que seja flexível, transparen­te, adequado às realidades e desafios dos dias de hoje e inclusivo de novas tecnologia­s e modelos de negócio”, conclui o diretor-geral da Uber em Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal