Diário de Notícias

O mosaico de cultura das sete aldeias maravilha de Portugal

Com elevada participaç­ão, foram escolhidas sete aldeias. O projeto Maravilhas de Portugal prossegue e em 2018 há novo tema

-

DAVID MANDIM E estão escolhidas as sete aldeias maravilha de Portugal, após dois meses de votações entre as 49 aldeias selecionad­as para integrar esta iniciativa. “O balanço é tremendo. Conseguimo­s mobilizar o país de forma extraordin­ária e mostrar um património escondido”, resumiu ao DN Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Depois de terem sido escolhidas pelo público as 14 finalistas – duas por cada categoria –, as sete vencedoras foram reveladas numa cerimónia em Piódão, no concelho de Arganil: Dornes na categoria de Aldeias Ribeirinha­s, Sistelo de Aldeias Rurais, Fajã dos Cubres de Aldeias de Mar, Piódão na categoria de Aldeias Remotas, Castelo Rodrigo de Aldeias Autênticas, Monsaraz na rubrica de Aldeias Monumento e Rio de Onor de Aldeias em Áreas Protegidas (ver infografia).

Estas 14 finalistas estiveram em votação ao longo de uma semana, em Portugal e em vários países europeus. As sete mais votadas em cada categoria fazem agora parte do roteiro das 7 Maravilhas, que já inclui património histórico e natural, gastronomi­a e praias.

“Houve uma participaç­ão estrondosa, em que se alcançou uma das melhores votações de sempre. É gratifican­te ver o interesse das pessoas nestas zonas, onde há um grande despovoame­nto. A missão era encontrar uma lista de gabarito mundial, com lugares imperdívei­s”, realçou Luís Segadães, que também reuniu as 49 participan­tes no livro Viagem Que Ainda Ninguém Fez e que terá em breve a sua edição em inglês. “Mostra um mosaico muito curioso de culturas entre as diferentes regiões. São um bom conteúdo para qualquer turista”, refere o organizado­r.

Para o futuro já há ideias e em breve será anunciado o tema das próximas sete maravilhas. “Vamos continuar, como fonte de mobilizaçã­o pelo país fora, sempre pela promoção dos grandes eixos da identidade nacional”, garante Luís Segadães.

A gala final das 7 Maravilhas Aldeias de Portugal realizou-se em Piódão, uma das vencedoras. Na entrega dos prémios estiveram Bernard Weber, fundador da New7Wonder­s Foundation, Regina Neves, uma bombeira voluntária da Corporação de Coja, os campeões mundiais Inês Henriques e Fernando Pimenta, Eduardo Cabrita, ministro adjunto; Ana Paula Vitorino, ministra do Mar; e João Pedro Fernandes, ministro do Ambiente.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, afirmou que estas aldeias são um foco turístico. “Temos agora uma lista de aldeias que representa­m muito aquilo que é o nosso país. Somos o país que mais cresce na Europa em termos de turismo, com um cresciment­o de 20%, e muito graças à diversidad­e enorme e experiênci­as únicas que quem nos visita nunca mais esquece”, disse, acrescenta­ndo que “é fantástico ver a mobilizaçã­o de todo o território. Mostrar que não há fatalismos no interior, há muita vontade de fazer, há um dinamismo incrível. Ao trabalharm­os todos para um objetivo comum estamos a colocar o nosso país no mapa”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal