Diário de Notícias

Inscrição de filha na escola trama rei da cocaína de Milão

Membro da ‘Ndràngheta, a máfia calabresa, era procurado há 23 anos em Itália. Rocco Morabito tinha falso passaporte português

-

SUSANA SALVADOR Após mais de duas décadas em fuga, um dos mais procurados líderes da máfia calabresa ‘Ndràngheta foi detido neste fim de semana no Uruguai. E tudo porque, segundo os media locais, Rocco Morabito terá inscrito a sua filha na escola usando o seu nome verdadeiro. O “rei da cocaína de Milão”, como era conhecido, vivia sob falsa identidade, e entre o material apreendido na sua casa estavam “passaporte­s portuguese­s em nome de Francisco Capeletto”, indicaram as autoridade­s uruguaias num comunicado.

Morabito, procurado em Itália desde 1994 por tráfico de cocaína e pertença a organizaçã­o criminosa, era alvo de um alerta vermelho por parte da Interpol, por suspeita de ter pertencido entre 1988 e o verão de 1994 à máfia calabresa. Seria ele o responsáve­l dentro da ‘Ndràngheta pelo transporte de droga até Itália e a sua distribuiç­ão em Milão. Segundo o comunicado do Ministério do Interior do Uruguai, a detenção, num hotel de Montevideu, surge após seis meses de investigaç­ão.

O suspeito foi preso na capital uruguaia, mas vivia há mais de uma década numa mansão com piscina em Punta del Este, na região de Maldonado, com o nome Francisco Antonio Capeletto Souza. Graças a um falso passaporte brasileiro tinha bilhete de identidade uruguaio. Apesar de ter chegado ao Uruguai em 2002, depois de uma estada no Brasil, Morabito vivia uma “vida normal” desde 1994 e não tem estado envolvido em nenhuma atividade criminal desde então, disse o seu advogado Alejandro Balbi aos media uruguaios.

Junto com Morabito foi detida a sua mulher, cujo nome não foi revelado, sabendo-se apenas que nasceu a 16 de julho de 1963, em Angola, e que tinha passaporte português. Na casa do suspeito foram ainda apreendido­s mais passaporte­s portuguese­s em nome de Capeletto, além de 150 fotografia­s tipo passe em que Morabito surgia com várias roupas e tonalidade­s de pele

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal