Diário de Notícias

Alemanha e Inglaterra pousaram um pé em solo russo

Alemães golearam, ingleses deram a volta e ambos estão a dois pontos da fase final. Polónia lidera grupo embrulhado

-

APUTRAMENT­O Alemanha e Inglaterra puseram ontem um pé na Rússia, país que vai acolher o Campeonato do Mundo de futebol no próximo ano. Os alemães golearam a Noruega, enquanto os ingleses sofreram para dar a volta ao resultado na receção à Eslováquia, mas, feitas as contas, ambas somaram três pontos e estão a dois de garantir matematica­mente a qualificaç­ão.

Em Estugarda, a Mannschaft venceu tranquilam­ente, chegando ao intervalo a ganhar por 4-0 e ao apito final com mais dois golos. Özil inaugurou o marcador aos dez minutos e assistiu Draxler para o segundo (17’), antes de Timo Werner – avançado do Leipzig que vai defrontar o FC Porto na Liga dos Campeões – bisar (21’ e 40’). Goretzka (50’) e Mario Gómez (79’) fizeram a seleção germânica – uma das duas que têm o pleno de triunfos, a par da Suíça – chegar à meia dúzia já no segundo tempo.

Também pelo grupo C, a Irlanda do Norte está a dar provas de que o apuramento para o Euro 2016 não foi obra do acaso, ao somar a quinta vitória consecutiv­a, a melhor série de sempre dos britânicos, que têm assegurado, no mínimo, o segundo lugar. Desta vez, a vítima foi a República Checa (que disse adeus ao sonho), que não conseguiu responder aos golos de Evans (28’) e Brunt (41’). Na outra partida, que já não contava para nada, o Azerbaijão goleou em casa São Marino por 5-1.

Pelo grupo F, Inglaterra alcançou a 13.ª vitória consecutiv­a em encontros oficiais em casa, num jogo em que até estiveram a perder. Lobotka adiantou a Eslováquia em Wembley (3’), mas o antigo defesa/médio sportingui­sta Eric Dier (37’) e Rashford (59’) apontaram os golos da reviravolt­a.

No mesmo agrupament­o, Eslovénia e Escócia aproveitar­am o deslize eslovaco para ficarem a um ponto do segundo lugar. Os eslovenos golearam a Lituânia em casa por 4-0, com golos de Ilicic (25’ e 61’, ambos de grande penalidade), Verbic (82’) e Birsa (90’). Por sua vez, os escoceses foram mais comedidos na receção a Malta, vencendo por 2-0, cortesia de Berra (9’) e Griffiths (49’). Na próxima ronda, há decisivos Escócia-Eslováquia e Inglaterra-Eslovénia.

Se nos grupos C e F há decisões à vista, o grupo E está bastante embrulhado. A Polónia reforçou a liderança ao bater o Cazaquistã­o (3-0) em Varsóvia, com o contributo de Milik (11’), Glik (74’) e Lewandowsk­i (86’, g.p.), que marcou o 21.º tento nas derradeira­s 13 partidas de qualificaç­ão pela seleção. A três pontos dos polacos, e ainda na luta, estão o Montenegro e a Dinamarca, que bateram Roménia (disse adeus) e Arménia, respetivam­ente. Eric Dier marcou no empate da Inglaterra

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal