Diário de Notícias

Portugal nas meias-finais reencontra a Argentina

Triunfo por 5-2 diante de Moçambique colocou a seleção nacional a um jogo da final. Argentina sofreu para bater Angola

-

Portugal garantiu ontem a passagem às meias-finais do 43.º Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que está a decorrer na China, depois de bater, sem dificuldad­e, a seleção de Moçambique, por 6-2. Hoje (às 11.30, RTP1), a seleção portuguesa vai defrontar novamente a Argentina depois de, no primeiro jogo da prova, ter sofrido uma derrota por 5-2 diante dos atuais campeões do mundo.

Numa partida mais fácil para Portugal, comparativ­amente com os três jogos da fase de grupos frente a Argentina, Itália e França, a seleção lusa assumiu o comando logo desde o início e começou a marcar cedo. Nos primeiros 25 minutos Gonçalo Alves esteve em destaque ao saltar do banco para marcar um golo de grande penalidade e fazer a assistênci­a para outros dois apontados por Ricardo Barreiros e Rafa. Antes, o capitão João Rodrigues abriu a contagem aos 5 minutos, após um passe bem calculado por Diogo Rafael.

No segundo tempo, Portugal limitou-se a gerir o resultado, abrandando o ritmo, já a pensar no jogo da meia-final. Essa postura permitiu aos moçambican­os reduzir a desvantage­m com um golo de Marinho, mas Portugal corrigiu as posições em campo e voltou a marcar por mais duas vezes por intermédio de Reinaldo Ventura e Diogo Rafael. A contagem foi fechada por Moçambique novamente com um golo de Marinho.

Os argentinos, vencedores incontestá­veis do grupo A na primeira fase, sentiram dificuldad­es em vencer Angola nos quartos-de-final, num jogo que ficou definido apenas no prolongame­nto (4-3). A seleção sul-americana esteve a vencer por 3-0 ao intervalo, com golos de Carlos Nicolia (2) e Lucas Ordoñez, mas no segundo tempo a formação angolana empatou, através de João Vieira, André Centeno e Martin Payero, forçando o prolongame­nto. No período extra, apenas no segundo tempo, Matias Platero resolveu apontando o golo que garantiu a passagem dos campeões do mundo às meias-finais, rumo a um reencontro com Portugal. Na outra meia-final, a Espanha vai medir forças com a Itália.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal