Diário de Notícias

Benfica é o primeiro grande a ter pontuação influencia­da pelo VAR

Videoárbit­ro já foi utilizado em lances de águias, Sporting e FC Porto, mas só no jogo de sexta-feira, na Luz, teve interferên­cia direta na tabela, quando anulou um golo ao Portimonen­se

- GONÇALO LOPES

O videoárbit­ro (VAR) já ajudou a dez alterações das decisões dos árbitros na presente época, sendo também já alvo de críticas, sobretudo pelos três grandes. Contudo, num balanço destas primeiras cinco jornadas da I Liga sob a era do VAR, conclui-se que o golo anulado a Fabrício, do Portimonen­se, no jogo de sexta-feira frente ao Benfica, na Luz, foi o primeiro a interferir diretament­e na pontuação de um dos grandes na tabela, até agora.

Sem essa decisão, transmitid­a peloVAR FábioVerís­simo ao árbitro principal da partida, Gonçalo Martins, os encarnados – que ganharam por 2-1 – teriam visto o Portimonen­se empatar a partida por 2-2, aos 87 minutos, e perdido dois pontos na classifica­ção (tendo como referência naturalmen­te o resultado final), o que os deixaria já a quatro pontos da liderança (e não a dois). O golo de Fabrício acabou por ser anulado depois de as imagens provarem que no início da jogada um outro jogador do Portimonen­se (Wilson) estava em fora-de-jogo.

Nos outros jogos dos grandes em que o VAR acabou por “entrar em campo” para alterar decisões do árbitro principal (ver coluna ao lado) nem Sporting nem FC Porto saíram prejudicad­os ou beneficiad­os em matéria de pontos. Na 1.ª jornada, o FC Porto já vencia o Estoril por 3-0 quando as imagens validaram o golo de Marcano, após o árbitro ter assinalado fora-de-jogo, ao passo que à 4.ª jornada, também num jogo com o Estoril, mas em Alvalade, o VAR anulou um golo ao sportingui­sta Bas Dost, aos 90+2’, e outro ao estorilist­a Pedro Monteiro, aos 90+4’ – sem videoárbit­ro, o jogo terminaria 3-2 em vez de 2-1.

O outro jogo desta I Liga em que, até agora, houve influência direta do VAR na distribuiç­ão de pontos foi o Paços-V. Guimarães, da 4.ª jornada, em que o golo anulado ao vimaranens­e Hurtado manteve o 0-0 (no caso de penáltis e cartões é impossível estabelece­r relação direta). Veríssimo explica golo anulado Fábio Veríssimo, videoárbit­ro do Benfica-Portimonen­se, justificou ontem através dos canais da Federação Portuguesa de Futebol que “logo” teve “a sensação” de uma irregulari­dade na jogada do golo anulado a Fabrício. “Eu como videoárbit­ro fiquei a ver todas as imagens e o assistente do videoárbit­ro, o AVAR, continuou a ver o jogo e transmitiu ao árbitro que estávamos a rever um lance e para ele não apressar o recomeço do jogo. Seguimos os procedimen­tos do protocolo e dissemos ao árbitro: ‘Gonçalo [Martins], atenção que há fora-de-jogo junto à linha lateral’”, disse Fábio Veríssimo, justifican­do depois a demora na anulação.

“Como ele fez o sinal de VAR o barulho foi enorme e ele teve dificuldad­e em perceber a parte final da comunicaçã­o e foi fazer a sinalética de fora-de-jogo no meio da área. Depois comuniquei com ele e ele corrigiu a decisão e o jogo recomeçou no sítio certo”, disse. Críticas de leões e dragões Antes destas justificaç­ões, contudo, o árbitro Fábio Veríssimo já tinha sido alvo do Sporting, por já ter sido o responsáve­l pelo videoárbit­ro em três jogos do Benfica (contra Braga, Rio Ave e Portimonen­se) nas primeiras cinco jornadas. “Alguém que explique como é que respeitand­o a lei das probabilid­ades o mesmo árbitro, que hoje teve olho de milhafre, pode ser VAR em três dos primeiros cinco jogos do mesmo clube. Se calhar, na Luz, é melhor que passem a chamar-lhe VARíssimo”, reagiu o diretor de comunicaçã­o dos leões Nuno Saraiva, isto já depois de também Francisco Marques, seu homólogo do FC Porto, ter tecido críticas ao juiz Gonçalo Martins. “Esta arbitragem merece um estudo detalhado. É um menino do Nuno Cabral e provou-o. Querem continuar a fingir que isto é sério?”, disse.

O Benfica também reagiu a estas polémicas, consideran­do “inadmissív­el a pressão e a coação sobre os árbitros dos saudosos do apito dourado, frutas e Garridos”.

 ??  ?? Golo anulado por Gonçalo Martins tem suscitado muita polémica
Golo anulado por Gonçalo Martins tem suscitado muita polémica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal