Diário de Notícias

Força Aérea apoia aeronaves que levam ajuda para as vítimas

Secretário de Estado diz que, em caso de necessidad­e, também pode ser mobilizada para apoiar portuguese­s nas zonas afetadas

-

FURACÃO A Força Aérea Portuguesa (FAP) está a apoiar as tripulaçõe­s e as aeronaves de apoio humanitári­o às vítimas do furacão Irma que passam pela Base Aérea das Lajes, nos Açores, indicou ontem a FAP em comunicado. Mas, segundo indicou à TSF o secretário de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s, José Luís Carneiro, a Força Aérea também pode ser mobilizada, em caso de necessidad­e, para apoiar os portuguese­s que estão nas ilhas afetadas pelo furacão.

Segundo José Luís Carneiro, por orientação do primeiro-ministro e do Ministério da Defesa, foi transmitid­a uma orientação para que haja “condições” para “garantir o transporte aéreo a esses portuguese­s que tenham necessidad­e”, usando a Força Aérea “em articulaçã­o com o gabinete de emergência e crise da União Europeia”. Mais cedo, à Lusa, o secretário de Estado tinha pedido a colaboraçã­o de familiares e amigos para identifica­r os portuguese­s que possam estar nas ilhas afetadas, “tendo em vista, por um lado, verificar se pretendem ficar na ilha ou se, nas próximas horas, nos próximos dias, pretendem sair”. Sónia Teixeira, uma portuguesa que vive em Saint Barts e que optou por não sair de casa, disse ao DN que a polícia local já lhe foi oferecer ajuda, tendo sido contactada também pelo consulado português, que ofereceu comida e viagens.

Para já, a Força Aérea adianta que a Base Aérea N.º 4 na Ilha Terceira, nos Açores, atendendo à sua posição geográfica e estratégic­a, está a receber, desde sexta-feira, várias aeronaves de transporte e tripulaçõe­s ligadas ao apoio humanitári­o às vítimas do Irma. Segundo a FAP, estas aeronaves, que se dirigem para as zonas devastadas pelo furacão, estão envolvidas na assistênci­a logística, alimentar e psicológic­a às populações afetadas e passam por esta infraestru­tura militar para reabasteci­mento de aeronaves e descanso de tripulaçõe­s.

Desde sexta-feira, já passaram por ali dois C-17, um deles ao serviço da NATO e outro da Royal Air Force, bem como um Airbus A400M do Reino Unido. Este movimento de aeronaves de apoio humanitári­o deve prolongar-se até terça-feira.

Presidente Enrique Peña Nieto dirige-se aos habitantes de Juchitán

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal