Diário de Notícias

NOVO ESPETÁCULO-CONCERTO no Teatro Ibérico

Escrito pela atriz Sara Ribeiro, em parceria com a Companhia João Garcia Miguel, Perséfone Irada, Jasmim Entornada estreia a 30 de setembro.

-

Apartir dos mitos e arquétipos pessoais da protagonis­ta, Sara Ribeiro, e de uma longa recolha de personagen­s e sombras que vão e vêm ao encontro do seu caminho, Perséfone Irada, Jasmim Entornada é um concerto que celebra e desenha algumas das múltiplas faces e corpos da atriz.

Este espetáculo é o primeiro trabalho a solo de Sara Ribeiro, o resumo de uma longa jornada enquanto intérprete, e a marca de um novo caminho que se principia como cantora e voz performati­va. Heterónimo­s, Sombras Femininas, Histórias de Mulheres e seus sonhos são o motor e de todas as canções e paisagens sonoras. Estreia no dia 30 de setembro, no Teatro Ibérico, a casa da Companhia João Garcia Miguel (JGM) e a sua residência de trabalho.

A atriz tem desenvolvi­do, nos últimos dez anos, um vasto e intenso trabalho multidisci­plinar enquanto atriz, formadora, programado­ra artística e encenadora com a Companhia JGM. Tem pisado importante­s palcos em Portugal e em vários teatros e festivais na Europa, América do Sul e África. Neste percurso destacam-se os tours com a Companhia JGM ao Brasil e Angola. Mas é a sua faceta de cantora, da La Negra, que se destaca nesta nova peça. Paralelame­nte ao teatro e às artes performati­vas, a Sara Ribeiro dedica-se à música, à poesia e ao conhecimen­to interior.

Em 2014 fundou a banda Los Negros (com membros de Criatura, Red Trio, Terrakota, Banda do Mar e Pás de Problème), um projeto que também é uma continuida­de da colaboraçã­o enquanto artista com João Garcia Miguel, diretor e encenador da Companhia JGM, pelas letras criadas por eles.

Filha de pai pintor, Sara Ribeiro nasceu em Lisboa em 1986. Na sua longa colaboraçã­o com João Garcia Miguel e a sua Companhia, materializ­a-se o sonho de uma raiz artística e de continuida­de onde o seu animal em lenta luta criadora pode habitar a liberdade criadora.

ESTE ESPETÁCULO É O PRIMEIRO TRABALHO A SOLO DE SARA RIBEIRO, O RESUMO DE UMA LONGA JORNADA ENQUANTO INTÉRPRETE, E A MARCA DE UM NOVO CAMINHO QUE SE PRINCIPIA COMO CANTORA E VOZ PERFORMATI­VA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal