Diário de Notícias

Seleção nacional sobe ao 3.º lugar do ranking da FIFA

Portugal ultrapasso­u Argentina, Suíça e Polónia e igualou a melhor posição de sempre, alcançada em três ocasiões – 2010, 2012 e 2014

-

A seleção portuguesa, campeã europeia de futebol, igualou a sua melhor classifica­ção de sempre no ranking da FIFA, ao subir ao terceiro lugar da hierarquia mundial, que voltou a ser liderada pela campeã mundial Alemanha.

Portugal, que já tinha atingido o terceiro lugar do ranking da FIFA em 2010, 2012 e 2014, subiu três posições no espaço de um mês, uma vez que ocupava o sexto posto, mas continua muito longe dos dois primeiros da tabela, a Alemanha e o Brasil, que na atualizaçã­o de ontem inverteram as posições.

A seleção orientada por Fernando Santos superou a Argentina, vice-campeã mundial, que caiu de terceira para quarta, a Suíça, protagonis­ta da maior queda no grupo da frente, de quarta para sétima, e a Polónia, que desceu um lugar, para sexta.

Se a classifica­ção se mantiver inalterada até outubro, a Europa poderá ter seis dos oito cabeças-de-série para a fase final do Mundial 2018, uma vez que a Rússia, apesar de ocupar o 64.º lugar, tem direito a esse estatuto na qualidade de país anfitrião. Refira-se que a Espanha, a manter a atual 11.ª posição, não entraria no lote dos cabeças-de-série, tal como a Itália, que ocupa a 17.ª posição da tabela, e Inglaterra (15.ª).

O Irão, seleção treinada pelo português Carlos Queiroz, e que já tem lugar assegurado no Mundial que se vai disputar na Rússia em 2018, é o melhor representa­nte asiático, apesar de ter descido de 24.º para 25.º, enquanto o Burkina Faso, treinado pelo português Paulo Duarte, desceu de 47.º para 49.º.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal