Diário de Notícias

Portugal tenta fazer história contra a Alemanha

João Sousa dá hoje início, no Jamor, à tentativa portuguesa de chegar pela primeira vez ao Grupo Mundial da Taça Davis

-

TÉNIS Da última (e única) vez que a oportunida­de se proporcion­ou, Portugal não teve argumentos para ultrapassa­r a Croácia de Goran Ivanisevic, em 1994, perdendo por 4-0 no Lawn Tennis Clube da Foz, no Porto. Hoje, 23 anos depois, a oportunida­de volta a apresentar-se diante da seleção portuguesa de ténis: a partir das 11.00, no Centralito do Jamor, o melhor tenista luso, João Sousa, dá o arranque a nova tentativa de Portugal para aceder ao Grupo Mundial da Taça Davis.

Desta vez, o adversário é a respeitáve­l seleção da Alemanha, um dos países que já inscrevera­m o seu nome como vencedor da competição – e por três vezes, em 1988, 1989 e 1993. Os alemães trouxeram na comitiva o seu nome maior da modalidade, Boris Becker, antigo número um mundial e figura dessas conquistas passadas na Davis que agora desempenha o cargo de diretor-geral do ténis masculino na federação alemã. Mas no Centralito do Jamor a Alemanha vai estar desfalcada dos seus principais nomes atuais – os irmãos Zverev (Alexander, 4.º do mundo, e Mischa, 27.º) e Philipp Kohlschrei­ber (37.º) –, o que aumenta bastante as expectativ­as em relação às hipóteses de Portugal obter uma vitória histórica.

Membro da equipa portuguesa que defrontou a Croácia em 1994 e atual selecionad­or nacional, Nuno Marques escolheu João Sousa (57.º do mundo) e Pedro Sousa (107.º), os dois melhores portuguese­s no atual ranking ATP, para os jogos de singulares. Gastão Elias (148.º) e João Domingues (184.º) são os outros selecionad­os.

“A decisão é sempre o que é melhor para a equipa. Temos opções e um contexto, sinto-me confiante com a escolha”, justificou Marques. Assim, João Sousa defronta hoje Cedrik-Marcel Stebe (90.º ATP), às 11.00, e no segundo encontro do dia Pedro Sousa enfrenta Jan-Lennard Struff (54.º). No sábado, a dupla João Sousa e Gastão Elias terá pela frente, em pares, Yannick Hanfmann (136.º) e Tim Puetz (380.º). Para domingo, último dia da eliminatór­ia, estão agendados os duelos entre João Sousa e Struff e Pedro Sousa e Cedrik-Marcel Stebe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal