Diário de Notícias

“A ARTE DA TERRA” o melhor da cultura portuguesa

Em agosto de 2006, A Arte da Terra mudava de margem do Tejo e chegava a um dos espaços mais bonitos de Lisboa, transforma­ndo-se na montra da cultura portuguesa

-

Conjugar tradição e modernidad­e - hoje uma frase quase banal - era algo que soava estranho há 20 anos, longe do conhecimen­to e do reconhecim­ento que a arte e as tradições hoje desfrutam junto do público e da imprensa.

Para A Arte da Terra, o caminho tinha-se iniciado em 1996, numa longa e rigorosa pesquisa pelo que de melhor se fazia - à época - em Portugal. Nos lugares mais recônditos de norte a sul surgia a con- firmação (nuns casos) ou a descoberta (noutros) de uma riqueza maior no universo das artes tradiciona­is. Depois, surgiu a vontade de mostrar parte dessa riqueza à imprensa, às entidades oficiais, ao público.

Da escultura (em diferentes áreas) ao vestuário de linho e burel (resultante do trabalho das melhores artesãs, com a modernidad­e de jovens estilistas), do figurado (tradiciona­l português) ao decorativo, das tradiciona­is mantas de lã à joalharia, passando por um vasto leque de bordados identifica­tivos da cultura portuguesa (de Viana aos Açores...), é todo um universo cultural no qual Fernando Pessoa, Santo António, azulejaria, fado, sardinhas, galo de Barcelos ou presépios, marionetas são apenas alguns dos temas abordados na quase centena de exposições realizadas em A Arte da Terra, que - ao longo dos anos - levaram a este espaço dezenas de entidades oficiais e estiveram na origem de importante­s parcerias culturais com vários museus portuguese­s (Barcelos, Portalegre, Lisboa, Aveiro, Santa Maria de Lamas, Covilhã, Estremoz, Caldas da Rainha) e com vários municípios, estilistas, fadistas, embaixadas da UE, CPLP, numa atividade com fortes repercussõ­es na imprensa nacional e internacio­nal.

Apresentaç­ões e lançamento­s de vários produtos portuguese­s, coleções de roupa, perfumes, vinhos, workshops, revistas, artistas a trabalhar ao vivo são alguns do eventos que ocorrem em A Arte da Terra. Onze anos depois da sua instalação no coração histórico de Lisboa, mais de 5000 referência­s na imprensa nacional e internacio­nal e um milhão e meio de visitantes depois, A Arte da Terra continua a assumir-se cada vez mais como um ponto de exposição do melhor que se faz em Portugal em termos de artes e ofícios, na primeira linha da modernidad­e e do conforto que este início de século exige.

FERNANDO PESSOA, SANTO ANTÓNIO, AZULEJARIA, FADO, SARDINHAS, GALOS DE BARCELOS, PRESÉPIOS E MARIONETAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS ABORDADOS NA QUASE CENTENA DE EXPOSIÇÕES REALIZADAS EM A “A ARTE DA TERRA”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal