Diário de Notícias

Fazedores. Eles estão de volta!

- ROSÁLIA AMORIM DIRETORA DO DINHEIRO VIVO

Os fazedores estão de volta a Lisboa muito em breve para a edição 2017 da Web Summit. O evento vai decorrer de 6 a 9 de novembro e em breve serão conhecidos todos os empreended­ores selecionad­os para pisar o palco e para ocupar os stands desta cimeira tecnológic­a e de inovação, que no ano passado abriu uma porta para um novo posicionam­ento da capital e do país, que passaram a ser vistos como o novo hub tecnológic­o da Europa.

Neste ano é com orgulho que posso aqui escrever que o Dinheiro Vivo, que sai todos os sábados com o seu Diário de Notícias, foi eleito media partner oficial daWeb Summit. O DinheiroVi­vo é a marca de informação económica escolhida em Portugal pela organizaçã­o mundial do evento. Marcar presença como media partner é um orgulho e uma missão editorial mas é também sinónimo, de alguma forma, de carregar o porta-estandarte dos fazedores deste país. Não porque os bajulamos, elogiamos ou acarinhamo­s, mas porque os admiramos pela sua coragem, ousadia, resiliênci­a e capacidade de tantas vezes perder tudo e começar de novo. É por isso e pela inovação, disrupção e emprego que trazem ao país que lhes dedicamos espaço editorial nos jornais, para partilhare­m as suas histórias, venturas e desventura­s, e para inspirarem outros portuguese­s a fazer melhor.

Vão passar pelo Meo Arena centenas de startups de todo o mundo, com o objetivo de impression­ar investidor­es e potenciais parceiros e com a ambição de fazer novos contactos. São esperados 60 mil participan­tes vindos de todos os continente­s para ouvir os mais de 600 oradores já confirmado­s no evento.

Esta não é uma cimeira apenas das startups e dos pequenos fazedores, é também dos grandes. Dos grandes empresário­s e líderes políticos, que já tomaram consciênci­a de qual é a geografia para onde aponta a bússola da economia digital. Neste ano, entre os grandes nomes estão, por exemplo, Al Gore, Nobel da Paz e ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, François Hollande, ex-presidente de França, Mark Hurd, CEO da Oracle, e Brian Krzanich, CEO da Intel, entre outros. Esta é uma oportunida­de para ouvir várias visões, partilhar conhecimen­tos e ajustar o mapa da gestão que se faz em Portugal, por forma a acompanhar o que já se faz um pouco por todo o mundo.

Criticar e encarar o evento apenas como uma mostra ou feira de vaidades é desperdiça­r o seu maior potencial: a capacidade que tem de contagiar positivame­nte o inovador que há em cada um de nós. Sem preconceit­os.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal