Diário de Notícias

Assistênci­as não preenchem metade de nove estádios

Benfica e Sporting apresentam números idênticos aos da época passada. FC Porto sobe, apesar de ainda não ter recebido rivais

-

PORTUGAL Quando praticamen­te um terço do campeonato está concluído, Benfica e Sporting apresentam assistênci­a muito semelhante­s às da temporada transata (ver quadros). Os encarnados baixaram um pouco, mas ainda não receberam os rivais, e os leões subiram ligeiramen­te, mas já defrontara­m o FC Porto em Alvalade. Dos três grandes, quem mais cresceu foram os dragões, que mesmo ainda sem clássicos no seu reduto, registaram um aumento médio de cinco mil espectador­es por encontro.

Olhando para os números, o facto de um clube já ter recebido pelo menos um dos grandes enviesa a média. Daí que, dos 15 clubes de menor dimensão, os oito primeiros do ranking – V. Guimarães, Sp. Braga, Boavista, Marítimo, Rio Ave, Desp. Chaves, Feirense e Desp. Aves – já tenha sido visitados por um ou mais candidatos ao título. Por outro lado, os dois últimos – V. Setúbal e Estoril – têm a atenuante de ter de os receber.

Olhando para a taxa de ocupação dos estádios, reparamos que metade não chega aos 50%. Os velhinhos Restelo e Bonfim constituem os cenários mais desoladore­s, seguidos do António Coimbra da Mota, com 13,70 e 13,98%, respetivam­ente. O ranking é liderado pelo José Alvalade, seguido do Dragão e da Luz, os três preenchido­s, em média, com mais de 80%. E numa fase em que as médias estão muito enviesadas pelo facto de uns já terem recebido grandes – o Rio Ave já foi visitado pelos três e o V. Guimarães, Boavista e Desp. Aves, por dois – e outros não, palavra para o Municipal de Portimão que, mesmo sem ter registado enchentes em tons de azul, verde ou encarnado, é o único da I Liga com taxa de ocupação superior a 50%.

A título de curiosidad­e, quem tem melhor média de assistênci­as na II Liga é a Académica (2269), mas tem a quarta pior taxa de ocupação (7,63%). Quem tem o estádio mais preenchido é o Santa Clara (43,57%), enquanto o Sporting B é o que acolhe menos espectador­es (247) e a Oliveirens­e – a competir no Municipal de Aveiro – tem a taxa de ocupação mais baixa (2,43%).

Benfica-Sp. Braga foi o jogo com mais espectador­es: 58 826

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal