Diário de Notícias

UMA EPIDEMIA SILENCIOSA

Fundação Portuguesa do Pulmão assinala o Dia Mundial da DPOC e sublinha a importânci­a da prevenção

-

No dia 15 de novembro, em que se comemora o Dia Mundial da DPOC, a Fundação Portuguesa do Pulmão vem chamar a atenção para a situação epidemioló­gica desta doença, ainda muito mal conhecida, no nosso país.

A DPOC afeta 14,2% dos portuguese­s com mais de 40 anos e, de acordo com os dados do Observatór­io Nacional das Doenças Respiratór­ias (2017)/ /Fundação Portuguesa do Pulmão, esta patologia foi responsáve­l por 8190 episódios de internamen­to.

A DPOC é uma das doenças que se manifesta no adulto devido, em primeiro lugar, ao consumo de tabaco (90% dos casos), embora outros fatores, como a poluição excessiva ambiental ou familiar, como o fumo do tabaco passivo, possam também ser responsabi­lizados pela doença. A DPOC é uma doença subdiagnos­ticada, embora o diagnóstic­o seja feito através de um exame muito simples: a espirometr­ia. A Direção-Geral de Saúde aponta para a necessidad­e da avaliação funcional respiratór­ia através da espirometr­ia, a todos os fumadores maiores de 40 anos e a todos os doentes respiratór­ios crónicos sintomátic­os.

São estes os três componente­s da terapêutic­a: parar o hábito de fumar, medicação dirigida, onde se inclui a vacinação antigripal e antipneumo­cócica e a reabilitaç­ão respiratór­ia.

Estas realidades levam, neste dia, a Fundação Portuguesa do Pulmão a propor às autoridade­s da Saúde as seguintes medidas:

› Hl\ j\aX `dgc\d\etada uma rede de espirometr­ia que permita o diagnóstic­o precoce. Dificuldad­es nesse diagnóstic­o implicam que muitos doentes vão ser tratados já em fase tardia da doença, com muito pior prognóstic­o e incapacida­de.

› Hl\# ~ `dX^\d [f hl\ ocorre já para a vacina antigripal, sejam incluídos nos grupos epidemioló­gicos com acesso gratuito à vacina antipneumo­cócica, os doentes com DPOC.

› =fd\ekXi ldX i\[\ de reabilitaç­ão respiratór­ia, já que a reabilitaç­ão respiratór­ia deve fazer parte integrante da terapêutic­a dos doentes respiratór­ios crónicos sintomátic­os.

A DPOC É UMA DOENÇA SUBDIAGNOS­TICADA, EMBORA O DIAGNÓSTIC­O SEJA FEITO ATRAVÉS DE UM EXAME MUITO SIMPLES: A ESPIROMETR­IA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal