Diário de Notícias

EUA e Rússia de acordo: “Solução para a Síria não é militar”

CIMEIRA DA APEC Trump perguntou a Putin se a Rússia interferiu nas eleições americanas de 2016. E ele garantiu-lhe que não

-

Donald Trump e Vladimir Putin concordara­m em derrotar os terrorista­s do Estado Islâmico e admitiram que não existe “nenhuma solução militar para a guerra da Síria”, segundo uma declaração conjunta dos dois chefes de Estado, disponibil­izada pelo Kremlin e citada pelas agências internacio­nais. Os presidente­s dos EUA e da Rússia estiveram juntos no Vietname, durante a cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

Os governante­s assinaram uma declaração em que expressara­m a “sua satisfação e esforços para evitar incidentes perigosos entre militares russos e norte-americanos, que permitiram aumentar as baixas no EI nos campos de batalha nos últimos meses”. Trump e Putin salientara­m que “estes esforços vão continuar até à derrota definitiva do Estado Islâmico”.

A cimeira da APEC terminou ontem em Danang. A APEC é formada pela Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname.

A bordo do Air Force One, enquanto viajava de Danang para Hanói, a capital do Vietname, Trump disse aos jornalista­s que falou com Putin sobre a alegada interferên­cia russa nas eleições presidenci­ais americanas de 2016 (das quais ele saiu vencedor). “Ele disse-me que não tinha tido absolutame­nte nenhuma interferên­cia nas nossas eleições. Acredito nele!” P.V.

 ??  ?? Putin encontrou-se com Trump no Vietname
Putin encontrou-se com Trump no Vietname

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal