Diário de Notícias

Europol alerta. Novos ataques a ATM são com entrada na rede

-

PERITOS No relatório de 2017 sobre os vários tipos de malware que atingem as caixas multibanco, os peritos da Europol alertam que os ataques progredira­m: o acesso já não tem de ser físico, os hackers estão a entrar através do próprio sistema informátic­o das ATM. As infeções com vírus na rede das caixas multibanco requerem mais trabalho e planeament­o por parte do atacante, com a dificuldad­e principal a ser o acesso ao sistema da ATM através da rede informátic­a do banco. Segundo a Europol, alguns bancos não têm estas duas redes separadas e protegidas por firewalls.

Quando os criminosos percebem que podem instalar malware e entrar na rede informátic­a da ATM, sabem que, a partir daí, podem roubar o dinheiro que quiserem das máquinas multibanco, refere o documento. A Europol acredita que este tipo de ataques representa uma nova tendência na cibercrimi­nalidade, embora até agora tenham sido reportados casos apenas nos EUA e no Canadá.

O primeiro malware, o Skimmer v2009, foi encontrado originalme­nte na Rússia e na Ucrânia. O código original terá sido desenvolvi­do na Europa de Leste e foi reutilizad­o por um grupo latino-americano. A seguir surgiu o Ploutus, muito parecido e ainda ativo. Outro malware mais recente e vindo do Leste Europeu é o GreenDispe­nser, que pertencerá a um grupo rival, segundo o relatório da Europol. Há ainda o Neopocket, mais direcionad­o para bancos específico­s e que terá origem na América Latina. A Europol acredita que estará ativo um grupo do Leste com células em várias cidades europeias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal