Diário de Notícias

“Porque é que Kim Jong-un insiste em chamar-me ‘velho’ quando eu nunca lhe chamaria ‘pequeno e gordo’?”

-

que Trump tem “o dever moral de confrontar Duterte para demonstrar o compromiss­o da sua administra­ção com a defesa dos direitos humanos”. Contudo, analistas consideram ser pouco provável que Trump o faça uma vez que elogiou anteriorme­nte a eficácia da operação antidroga levada a cabo nas Filipinas numa conversa telefónica que manteve com Duterte, como este revelou em maio.

Ainda antes de Trump chegar às Filipinas para a cimeira da ASEAN, Duterte deixou-lhe outro aviso. O presidente americano disse poder ser “um muito bom mediador e muito bom árbitro” nas disputas territoria­is no mar do Sul da China. Mas, para Duterte, é melhor deixar as coisas como estão. “Temos de ser amigos. As pessoas de cabeça quente gostariam que confrontás­semos a China e o resto do mundo em muitas matérias. É melhor não tocarmos no mar do Sul da China, ninguém se pode dar ao luxo de ir para a guerra”, disse o presidente do país que disputa uma parte de influência naquele mar e é um antigo território dos EUA.

A Coreia do Norte deverá ser outro tópico quente das reuniões. Ontem, no Twitter, Trump escreveu sobre o líder norte-coreano: “Porque é que Kim Jong-un insiste em chamar-me ‘velho’ quando eu nunca lhe chamaria ‘pequeno e gordo’?. Bem, eu esforço-me tanto por ser amigo dele – talvez um dia isso venha a acontecer.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal