Diário de Notícias

Comparar 200 tarifários de luz e gás está agora à distância de um clique

Arranca hoje a plataforma que permite aos consumidor­es simularem a melhor tarifa de luz e gás e mudarem de comerciali­zador online

- BÁRBARA SILVA

Depois de meses de sucessivos adiamentos, desde o verão, a nova plataforma Poupa Energia, que permitirá aos consumidor­es simularem e compararem mais de 200 tarifários de energia e mudarem de comerciali­zador em dez minutos e com apenas alguns cliques, tem finalmente estreia marcada para hoje. Criado para servir um universo de 6,1 milhões de consumidor­es de eletricida­de e 1,5 milhões de consumidor­es de gás natural, o portal acessível através do endereço poupaenerg­ia.pt está sob a gestão da Adene – Agência para a Energia e tem como objetivo aumentar em pelo menos 10% o atual número de mudanças de comerciali­zador de eletricida­de e gás natural em Portugal, neste momento estimado em cerca de 1,5 milhões por ano.

Até agora, o sinal verde para o lançamento do novo operador logístico de mudança de comerciali­zador (OLMC) de eletricida­de e gás natural dependia apenas do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, que deu finalmente o sim para o projeto avançar, incluindo a entrada em funcioname­nto de uma linha telefónica de apoio. Do lado do governo mantém-se a expectativ­a de que a nova plataforma permita poupar 2,3 milhões de euros nas tarifas de luz e de gás.

“Temos uma situação de mercado desequilib­rada e este portal vai contribuir para uma maior transparên­cia. Com um prazo mínimo de 30 dias entre mudanças de comerciali­zador, imaginamos que de três em três meses, quatro vezes por ano, os consumidor­es possam optar pela melhor tarifa”, explicou João Paulo Girbal, presidente da Adene, durante um encontro com jornalista­s no qual foram demonstrad­as em tempo real as funcionali­dades desta ferramenta que sofrerá atualizaçõ­es a cada trimestre.

Até agora financiada a 100% com capitais próprios da Adene, que não revela o valor do investimen­to total no desenvolvi­mento do portal, a plataforma Poupa Energia não terá quaisquer custos para os consumidor­es. “Além da candidatur­a ao programa Compete 2020, iremos incluir nesta plataforma serviços de valor acrescenta­do de apoio aos comerciali­zadores, que serão a fonte de rendimento deste portal”, explica João Paulo Girbal. Já a componente de switching (mudança de comerciali­zador), suportada de acordo com o modelo de remuneraçã­o da ERSE, dita que os proveitos que até agora eram para a EDP Distribuiç­ão e para a REN passam para a Adene. “Estaremos sujeitos a uma proposta de remuneraçã­o que terá de ser trabalhada pela ERSE e aprovada pela tutela, mas que será inferior aos valores atuais”, garantiu o presidente da Adene.

Numa primeira fase, que durará cerca de três meses, o Poupa Energia terá dois simuladore­s de tarifários para os consumidor­es domésticos (um simples e outro avançado), bem como uma lista de 200 tarifários disponívei­s no mercado (mercado regulado e liberaliza­do), que dizem respeito a um total de 23 comerciali­zadores. Mediante a introdução do perfil aproximado de consumo ou dos dados da atual fatura de energia, os consumidor­es poderão simular e encontrar preços mais vantajosos, tendo ainda a possibilid­ade de, em apenas seis passos, aderir imediatame­nte (online) a um tarifário específico. Decidida a mudança de operador e preenchido­s os dados do cliente, o portal envia automatica­mente a ficha pré-contratual para o novo comerciali­zador, que depois entrará em contacto para formalizar contrato no prazo máximo de 48 horas.

Numa segunda fase, que a Adene prevê lançar em fevereiro de 2018, o Poupa Energia adicionará à sua oferta a possibilid­ade de autenticaç­ão via passwords do cartão de cidadão e, posteriorm­ente, do Portal das Finanças, um novo simulador de tarifários para PME, relatórios personaliz­ados sobre consumo de energia para consumidor­es registados no portal, envio de notificaçõ­es e disponibil­ização de um webservice para comerciali­zadores para automatiza­r formalizaç­ão de contratos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal