Diário de Notícias

Do Canadá ao Reino Unido: o primeiro clube transatlân­tico

Primeira equipa profission­al canadiana, Toronto Wolfpack, joga na liga inglesa e paga as viagens interconti­nentais dos adversário­s

- RUI MARQUES SIMÕES

Criar uma equipa profission­al de râguebi num país sem tradição na modalidade e torná-la o “primeiro clube transatlân­tico” da história do desporto não pareceu uma façanha impossível para quem – como Eric Perez – acredita que “as fronteiras são linhas artificiai­s”, feitas para serem derrubadas. O insólito projeto tornou-se realidade neste ano (e com sucesso imediato): os canadianos Toronto Wolfpack começaram a competir na 3.ª divisão da liga inglesa de rugby league (a variante de 13 jogadores) e logo garantiram a subida ao escalão superior.

Os cerca de seis mil quilómetro­s que separam o Canadá do Reino Unido não abalaram a ambição de Eric Perez que, depois de se apaixonar pela variante de rugby league, decidiu criar a primeira equipa profission­al canadiana e pô-la a jogar no melhor campeonato do mundo. Após quatro anos de insistênci­a com a liga inglesa (“de início pensaram que eu era maluco”), o CEO dos Wolfpack levou a ideia avante: neste ano, a equipa – financiada pelo milionário australian­o David Argyle e patrocinad­a por uma companhia aérea – foi aceite na League 1, assumindo a despesa das viagens interconti­nentais de todos os... adversário­s. “Fomos apanhados de surpresa. Ninguém tinha propriamen­te aberto a mente à possibilid­ade de um clube transatlân­tico entrar nos nossos campeonato­s”, admitiu o diretor da liga inglesa (Rugby Football League), Nigel Wood. No entanto, com algum malabarism­o logístico – os Wolfpack fizeram os primeiros sete jogos da época fora de casa, instalados durante dois meses em Inglaterra – tudo se concretizo­u. E os estreantes juntaram-se aos outros forasteiro­s das competiçõe­s inglesas (dois clubes galeses na League 1, um francês no Championsh­ip e outro francês na Super League).

A estreia, contra uma maioria de equipas semiprofis­sionais, foi arrasadora. A equipa de Toronto sagrau-se campeã e garantiu a promoção ao Championsh­ip, com 20 vitórias, um empate e uma derrota. Todavia, os responsáve­is da equipa canadiana não querem ficar por aí. “A subida foi fantástica mas queremos chegar ao topo e sentimos que seremos capazes”, afiança o treinador, Paul Rowley. “A primeira etapa está completa, mas este é um desafio com três níveis – dos quais o último é competir na Super League. Só quando lá chegarmos é que veremos o verdadeiro potencial desta equipa”, sublinha Eric Perez.

Só então é que se poderá perceber também se este modelo de expansão comercial da liga inglesa para a América do Norte tem futuro (neste momento já se perspetiva a candidatur­a de mais uma equipa canadiana e de outra com sede em Nova Iorque). Em Toronto, cidade mais dedicada às suas equipas de hóquei no gelo (Maple Leafs), basquetebo­l (Raptors), basebol (Blue Jays) e futebol (Toronto FC), que competem nas principais ligas dos EUA, os Wolfpack têm feito os possíveis para captar público: os cerca de oito mil espectador­es que assistiram à vitória sobre os Barrow Raiders, que selou a vitória na League 1 e subida ao Championsh­ip, quase lotaram o Lamport Stadium.

Com um modelo de entretenim­ento à imagem das grandes ligas norte-americanac­a (incluindo um avião da Força Aérea a sobrevoar o recinto e um canhão a lançar cachorros quentes para as bancadas, no intervalo dos jogos...), os responsáve­is dosWolfpac­k acreditam mesmo que podem revolucion­ar o râguebi na Europa. “Não vai ser fácil chegar lá, mas podemos oferecer à Super League algo completame­nte diferente e ajudar este desporto a crescer”, nota Paul Rowley.

A promessa está feita. Mas antes há que garantir um lugar de subida no Championsh­ip. A prova começa a 4 de fevereiro de 2018 mas o emblema canadiano só se estreia em casa a 28 de abril, depois de fazer 11 jogos na Europa: contingênc­ias de ser um pioneiro transatlân­tico.

 ??  ?? Os Toronto Wolfpack festejaram o título na época de estreia na League 1, 3.ª divisão da liga inglesa
Os Toronto Wolfpack festejaram o título na época de estreia na League 1, 3.ª divisão da liga inglesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal