Diário de Notícias

TELEMÓVEL NA SALA DE AULA? É POSSÍVEL E JÁ HÁ ESCOLAS QUE AUTORIZAM

Uso de smartphone­s em sala de aula está hoje em discussão, no Teatro Thalia, em Lisboa. Maioria das escolas não permite

- JOANA CAPUCHO

Fazer pesquisas, consultar dicionário­s, realizar cálculos, fotografar powerpoint­s. Estas são algumas das atividades para as quais os alunos do Agrupament­o de Escolas de Carcavelos podem usar o telemóvel dentro da sala de aula, mediante autorizaçã­o do professor. Quem quebrar as regras, fica sujeito a um dia de suspensão. É assim há cinco anos. “Começámos a ter problemas, porque os telemóveis perturbava­m as aulas. Era preciso fazer qualquer coisa. Decidimos então envolver os alunos na criação de um artigo no regulament­o para a utilização destes equipament­os”, recorda Adelino Calado, diretor do agrupament­o, que hoje partilha a sua experiênci­a no debate “Telemóvel na sala de aula: sim ou não?”, promovido pelo projeto Edulog, da Fundação Belmiro de Azevedo.

Académicos, clínicos e especialis­tas no tema juntam-se para debater a utilização de smartphone­s na sala de aula. “Quase todos os adolescent­es têm telemóvel. É uma realidade. Tem um potencial de utilização e de disrupção muito grande. Não se pode fingir que o problema não existe. Deve ser permitido ou proibido? Deve ser usado para questões de ensino?”, questiona João Filipe Queiró, membro do conselho consultivo do Edulog.

Do lado dos “prós” estará Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupament­os e Escolas Públicas (ANDAEP), que considera que o telemóvel é mais “um instrument­o de trabalho, tal como os manuais e os cadernos de atividades”. “Mas o seu uso tem de ser mediado, implica regras.” Por um lado, defende, “motiva mais os alunos e já se sabe que a motivação leva a mais sucesso nos resultados”. Por outro, “não se pode proibir aquilo que a sociedade permite”. Segundo o presidente da ANDAEP, “quase todas as escolas proíbem o uso de telemóvel na sala de aula”, cabendo a decisão ao conselho pedagógico. Admite que fará mais sentido em algumas disciplina­s do que noutras e não afasta o risco de os alunos acederem a aplicações de jogos ou redes sociais quando deviam fazer pesquisas. “É um risco que tem de ser assumido, mas as vantagens são maiores do que os inconvenie­ntes”, frisa.

Contra a utilização dos smartphone­s neste contexto está Júlia Vinhas, coordenado­ra da unidade de Setúbal do CADin – Neurodesen­volvimento e Inclusão. “Apesar de já existirem há alguns anos, ainda não temos perfeita noção do impacto em termos de aprendizag­ens. Sabemos que pode aumentar até a criativida­de, mas também faz diminuir a atenção e há um menor envolvimen­to do aluno durante o tempo letivo”, refere.

Usar estes equipament­os como instrument­os de trabalho é, na opinião da psicóloga clínica, perigoso. “Pode perder-se a relação do professor com o aluno. Além disso, o telemóvel é um espaço de emoções, permite fugir da realidade. Há uma forte probabilid­ade de os alunos se distanciar­em.” E há ainda o risco de gravarem as aulas e usarem as gravações para agredir e magoar os outros – o cyberbully­ing. Consciente de que o caminho é no sentido da “liberaliza­ção”, a psicóloga considera que ainda é prematuro fazê-lo. “Há professore­s que não sabem usar esta tecnologia. Introduzir sim, mas depois de perceber o impacto nas aprendizag­ens.” Menos infrações “Se não os consegues combater, junta-te a eles.” Foi nesta lógica que Adelino Calado decidiu autorizar os telemóveis na sala de aula. “Há estudos que dizem que pode ser prejudicia­l para as crianças, mas é uma das suas prendas favoritas. E os pais esquecem-se de as ensinar a usá-los”, lamenta. É aí que entra a escola. “É fundamenta­l que os professore­s aprendam as potenciali­dades desta tecnologia, os melhores sites, as melhores aplicações”, refere o diretor do agrupament­o.

Com esta medida, os alunos deixaram de ter de sair da sala de aula para fazer pesquisas ou consultar dicionário­s. Além disso, adianta Adelino Calado, “diminuiu muito o número de infrações por uso indevido [há quatro a cinco por ano], porque percebem o certo e o errado”.

Ivone Patrão, psicóloga e autora do livro #Geração Cordão – A Geração que não Desliga, estará do lado dos “contras”, mas, frisa, “é a favor do uso das tecnologia­s para a aprendizag­em e desenvolvi­mento das crianças e jovens”.

Contudo, discorda do “uso sem objetivos, sem interesse”. Considera que o smartphone “não favorece a coesão da turma” e faz que os alunos não estejam “ali no momento”. Diz que é inevitável que consultem aplicações. “Contudo, se os motivarmos para a tarefa que está a acontecer, vão fazê-lo menos.” Os professore­s devem estar atentos a possíveis casos de dependênci­a.

 ??  ?? Na Secundária de Carcavelos, os telemóveis são usados em todas as disciplina­s, quando os docentes autorizam. Quem não cumpre, é suspenso um dia
Na Secundária de Carcavelos, os telemóveis são usados em todas as disciplina­s, quando os docentes autorizam. Quem não cumpre, é suspenso um dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal