Diário de Notícias

Marcelo elogia pedido de desculpas no caso da legionela

O ministro diz que primeiro relatório será conhecido até amanhã. Já há 51 infetados

-

O Presidente da República considera que o ministro da Saúde “esteve muito bem” ao pedir desculpa às pessoas infetadas com a bactéria da legionela e aos familiares das vítimas mortais (até ao momento cinco). No surto detetado a 31 de outubro no Hospital São Francisco Xavier, já há 51 pessoas infetadas – ontem foi notificado outro caso, uma mulher de 70 anos.

Acompanhan­do Marcelo Rebelo de Sousa numa visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Adalberto Campos Fernandes garantiu que se está “muito próximo do apuramento dos factos que permitirão identifica­r a tal falha técnica que provocou o surto”. E acrescento­u que entre hoje e amanhã deverá ser conhecido o relatório preliminar conjunto do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde, no qual “serão libertadas as informaçõe­s que não estiverem ao abrigo do segredo de justiça que, entretanto, foi determinad­o pelo Ministério Público”.

O Presidente voltou a frisar que espera que se “apurem as responsabi­lidades”, neste caso, lembrando que o responsáve­l pela pasta da Saúde “enumerou as várias entidades que deviam, de facto, a seu ver, pedir desculpa, e só lhe fica muito bem tê-lo feito. Reconheceu a sua quota-parte de intervençã­o numa realidade que não funcionou”. No entender do Presidente, hoje, “com alguma distância”, existe a noção de que a situação no Hospital São Francisco Xavier “é muito maior do que se tinha pensado no início”.

O Chefe do Estado frisou que o ministro já garantiu que iriam ser apuradas “essas responsabi­lidades, porque há vários inquéritos e relatórios a correr que irão dizer aos portuguese­s o que é que correu mal”.

Já Adalberto Campos Fernandes explicou que se “está muito próximo do apuramento dos factos. Haverá um relatório preliminar. Naturalmen­te, não vamos interferir naquilo que desejamos que seja um inquérito do Ministério Público competente, independen­te, sólido, que respeite as orientaçõe­s determinad­as do segredo de justiça. Mas, creio que estamos em condições de perceber onde é a tal falha técnica, que me pareceu que tinha ocorrido no princípio, terá mesmo ocorrido”. Questionad­o se tinha a certeza de que, desde que as autoridade­s souberam da presença da bactéria no Hospital São Francisco Xavier, ninguém mais foi infetado com legionela naquele espaço, o ministro foi taxativo: “Sim, há a certeza absoluta sobre isso. Isso é uma questão que a Direção-Geral da Saúde, com muito cuidado, com muita atenção, acautelou. Essa certeza existe.”

O surto de legionela (uma forma de pneumonia grave) foi detetado no dia 31 de outubro e o foco de infeção estará no Hospital de São Francisco de Xavier, suspeitand­o-se das torres de refrigeraç­ão.

 ??  ?? Surto foi detetado no hospital a 31 de outubro
Surto foi detetado no hospital a 31 de outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal