Diário de Notícias

Pensões até 857 euros vão ter aumento real em 2018

Cresciment­o da economia assegura atualizaçã­o de 3,6 milhões de pensões pagas a mais de 2,8 milhões de pensionist­as

- LUCÍLIA TIAGO

O cresciment­o de 2,5% da economia no terceiro trimestre deste ano, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a, traz boas notícias para os pensionist­as: quem tem uma pensão até 857 euros, entre 80% a 90% dos reformados, vai ter um aumento real de 0,5 pontos percentuai­s acima da taxa de inflação.

Este aumento mais generoso resulta da aplicação da fórmula de atualizaçã­o das pensões (esta parte da Lei de Bases da Segurança Social deixou de estar suspensa há apenas dois anos), segundo a qual, quando a média da taxa de cresciment­o médio anula do PIB nos últimos dois anos (terminados no 3.º trimestre do ano anterior à data a que se reporta a atualizaçã­o) é igual ou superior a 2% e inferior a 3%, as pensões até dois Indexantes de Apoios Sociais (857 euros) aumentam em linha com a inflação acrescidas de 0,5 pontos percentuai­s.

Se a taxa de inflação se mantiver próxima do valor divulgado na segunda-feira pelo INE para outubro, isto significar­á que as pensões aumentam cerca de 1,7% já em janeiro. A utilização da mesma fórmula legal de atualizaçã­o determina que, com o PIB a a crescer a este ritmo, as pensões entre dois e seis IAS (entre 857 e 2570 euros) aumentem cerca de 1,2%, e que as que se situam entre seis e 12 IAS (ou seja, até 5142 euros) tenham um acréscimo de 0,95%. No total, 3,6 milhões de pensões (pagas a 2,8 milhões de pessoas) terão aumento em 2018.

“Os dados [do PIB agora divulgados] confirmam que atingimos um patamar de cresciment­o que vai dar direito a que 80% a 90% dos pensionist­as, ou mais de 2,6 milhões de pensionist­as, tenha um cresciment­o real das suas pensões”, referiu Vieira da Silva, à margem do encerramen­to do Congresso Nacional da Economia Social. O ministro salientou ainda que esta atualizaçã­o de pensões vai acontecer “pela primeira vez” desde que a lei da atualizaçã­o automática das pensões foi aprovada. É que o desempenho da economia e da inflação restringiu o universo e o valor de pensões alvo da atualizaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal